31/03/2016 14:52:00 - Atualizado em 31/03/2016 15:17:00

Charge política sobre usar roupa vermelha viraliza em rede social

Sara Oliveira/Redação RedeTV!

(Foto: Reprodução/Facebook/Clayton Correa)

Um ilustrador e designer gráfico de Sorocaba, no interior de São Paulo, está ajudando a resgatar a sobriedade nas redes sociais após casos de pessoas hostilizadas e até mesmo agredidas fisicamente por usar roupas vermelhas em meio à crise política do país.

Para criticar essa intolerância, Clayton Correa, de 30 anos, juntou cinco personagens conhecidas pela roupa vermelha para dar um aviso: "Cor de roupa não é partido!". 

A charge viralizou. Postada no Facebook na última quinta-feira (24), a ilustração teve mais de 6 mil compartilhamentos.

Ainda assustado com a repercussão, Clayton explica que a motivação para o desenho veio do perceptível desrespeito na discussão política, por isso ele considera o sucesso da charge como algo positivo. "Eu vejo que isso é bom, pois muita gente, como eu, também está indignada com essa intolerância que está ocorrendo nas manifestações", diz ele ao portal da RedeTV!. "Uma pessoa ter preferência por um partido ou outro não é motivo para a violência", acrescenta. 

O ilustrador ainda comenta que não tem o costume de abordar política em seu trabalho, mas que dessa vez não teve como fugir ao tema. "Meus trabalhos focam mais no artístico ou no humor. Mas como nesse momento o foco das mídias está sobre essa tensão política, tive que fazer algo relacionado", justifica.

O ilustrador de Sorocaba (Foto: Arquivo Pessoal)

O designer gráfico ainda garante que sempre tenta entender os dois lados da questão e não acha que a solução seja colocar a culpa em partidos. "O problema é mais profundo. É necessária uma reestruturação de todo o sistema político, e não dividir o país em dois, como está acontecendo", comenta.

Clayton também explica que a escolha das personagens Senhorita Belo (As Meninas Superpoderosas), Chapeuzinho Vermelho, Mônica, Luluzinha e Judy (Os Jetsons) foi ao acaso. "Pensei em personagens de todos os gêneros, mas quando fui vendo quais usavam roupas vermelhas, percebi que a maioria eram personagens femininos, então resolvi focar somente nelas".

Citando o poder da internet, ele manda outro recado para os internautas: "As redes sociais são uma poderosa ferramenta de manifesto, então usem com parcimônia e entendam que nesse momento de tensão política todos devemos estar juntos, e não divididos", finaliza.

Só pra constar

Posted by Clayton Correa on Thursday, March 24, 2016

Recomendado para você

Comentários