07/08/2017 09:05:00 - Atualizado em 07/08/2017 09:09:00

Cafeteria cobra taxa extra de homens para "compensar" desigualdade salarial

Redação/RedeTV!

(Foto: Reprodução/Facebook)

Uma cafeteria que fica no subúrbio de Melbourne, na Austrália, está gerando debate nas redes sociais por uma medida considerada polêmica: a cobrança de uma taxa extra para os clientes do sexo masculino.

Segundo a dona do estabelecimento, Alex O'Brien, a taxa de 18% é opcional e foi criada como forma de compensar a desiguldade salarial entre homens e mulheres, além de fomentar o debate sobre essa questão. "Nós não estamos impondo a taxa extra, é voluntário. Perguntamos se eles querem pagar antes de cobrar por ela", explicou Alex ao site Broadsheet. 

(Foto: Reprodução/Twitter)

Nas redes sociais, a ideia foi apoiada e criticada. "Eu amei isso! Espaços para as mulheres é sempre uma ótima ideia e chamar atenção para a diferença salarial dessa forma é algo difícil de ser ignorado", elogiou uma mulher. "Não curti. Embora favoreça a questão dos salários, cria uma divisória entre nós. Se fosse ao contrário, o Twitter estaria em chamas", escreveu um homem. 

Para Alex, a repercussão mostra exatamente o que ela queria atingir: o debate sobre o assunto. "Eu realmente quero que as pessoas pensem sobre essa discrepância nos salários. Gosto que isso tem feito os homens pararem por um momento e questionarem seus privilégios", disse ela ao site.

Em comunicado nas redes sociais, a cafeteria informou que, apesar das críticas nas redes sociais, "homens têm viajado pela cidade para pagar a taxa e deixar uma doação no pote".

O dinheiro arrecadado será doado para diferentes organizações de caridade. Por enquanto, a primeira instituição beneficiada pelas taxas  é uma especializada em dar suporte para mulheres e crianças aborígenes

Local tem parede com fotos de mulheres inspiradoras (Foto: Reprodução/Instagram)


(Foto: Reprodução/Facebook)

Veja também: "Machismo não é o contrário de feminismo", diz Mario Sergio Cortella

Recomendado para você

Comentários