21/01/2016 09:49:00 - Atualizado em 03/05/2017 15:39:00

Após traumas, orangotango órfã busca conforto abraçando o próprio corpo

Redação RedeTV!

A orangotango fêmea Joss (Foto: Divulgação/International Animal Rescue)

A organização não governamental International Animal Rescue (IAR) divulgou um vídeo que mostra as consequências do aprisionamento de Joss, uma orangotango órfã que foi mantida ilegalmente como animal de estimação por quase dois anos.

Segundo a ONG, durante o tempo que viveu em uma casa em Ketapang (Bornéu), Joss desenvolveu comportamentos anormais em busca do conforto e do contato físico que receberia da mãe. Ela passou a abraçar o próprio corpo e começou a agredir-se, batendo a cabeça na parede.

"Sua vida, até agora, deve ter sido muito traumática e estressante para ela se comportar dessa maneira", explica o veterinário Jaclyn Eng, um dos responsáveis pela orangotango. "Animais costumam desenvolver esse tipo de comportamento como um jeito de lidar com uma situação difícil", acrescenta ele.

No vídeo, Joss fica abraçada ao próprio corpo durante um bom tempo e chega a jogar-se contra a parede. "Nunca vimos um filhote orangotango fazendo coisas assim. É extremamente angustiante de assistir porque reflete os traumas mentais e emocionais que a pequena Joss está sofrendo", completa Eng. 

Os veterinários da IAR afirmam que estão prestando os cuidados necessários para Joss, mas ainda não sabem se ela irá se recuperar totalmente algum dia. 

Recomendado para você

Comentários