21/11/2016 10:12:00 - Atualizado em 21/11/2016 10:25:00

Aos 89 anos, vovó russa viaja sozinha pelo mundo

Redação RedeTV!

(Fotos: Reprodução/Facebook/Ekaterina Papina)

Aos 89 anos, a russa Elena Mikhailovna chamou atenção na internet por provar que a idade não deve ser levada tão a sério quando o assunto é viajar e aproveitar a vida.

A história da vovó russa que todos os anos deixa para trás a cidade de Krasnoyarsk (Rússia), a fim de conhecer sozinha novos países, repercutiu após ser narrada pela também russa Ekaterina Papina, que conheceu a senhorinha no Vietnã e decidiu contar o encontro no Facebook.

Em sua conta no Facebook, a jovem russa contou que deparou com Elena durante suas férias pelo país, enquanto tomava café da manhã e ouviu alguém falar em seu idioma. Ao ver a idosa acompanhada de uma mulher mais jovem, achou que as duas viajavam em família. Só depois ela descobriu que a idosa estava ali sozinha, levando apenas uma mochila e sua bengala.

Nascida em 1927, Elena trabalhou arando campos em Oremburgo (Rússia) durante a Segunda Guerra Mundial. Anos depois, ela casou-se com um militar e teve uma filha. Embora as coisas estivessem bem no início do relacionamento, ele começou a beber e a agredir as duas.

Anos depois, com dois netos e morando sozinha, Elena reserva parte de sua aposentadoria para cumprir um objetivo: viajar sozinha duas vezes ao ano. Até agora passou por Turquia, Alemanha, Polônia, Vietnã e República Checa (para o qual já foi cinco vezes).

Aventureira, Elena não se limita: faz viagens de moto, passeios de camelo, experimenta culinária local e toma banho de mar. Em plena disposição, a idosa pretende agora visitar Israel.

E ainda: Cachorrinhas ajudam idosas abandonadas pelas famílias a superar depressão

Recomendado para você

Comentários