18/06/2021 09:58:00

'Xepa' da vacina contra a Covid-19 é liberada para maiores de 18 anos sem comorbidades na cidade de São Paulo

Redação RedeTV!

Para se cadastrar, é preciso ir a um posto de saúde com um documento de identidade com foto, como RG e CNH, e um comprovante de residência.

(Foto: Agência Brasil)

Pessoas com mais de 18 anos sem comorbidades podem se cadastrar para receber a “xepa” das vacinas contra a covid-19 a partir desta sexta-feira (18), na cidade de São Paulo.

A xepa é o nome dado à aplicação das doses que sobram ao final do dia nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nos postos de vacinação. Para se cadastrar, é preciso ir a um posto de saúde com um documento de identidade com foto, como RG e CNH, e um comprovante de residência.

Isso ocorre porque é proibido descartar qualquer dose de vacina. Os funcionários anotam o nome e telefone das pessoas cadastradas em uma lista e, caso sobre, eles ligam para convidá-las a tomarem o imunizante.

As vacinas disponíveis na cidade são as da AstraZeneca/Fiocruz, CoronaVac e Pfizer. As datas de validade variam entre os imunizantes, não tendo como saber qual será aplicada na xepa. Entretanto, todas elas são consideradas eficazes de acordo os testes realizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), precisando respeitar, apenas, o intervalo entre as doses.

Vacinação em São Paulo:

- Segunda e terça-feira (14 e 15 de junho): 58 e 59 anos

- Quarta-feira (ontem, 16): 56 e 57 anos

- Quinta-feira (hoje, 17): 54 e 55 anos

- Sexta-feira (18): 52 e 53 anos Sábado (19): 50 e 51 anos 

- Segunda (21) e terça (22): repescagem das idades anteriores

A gestão municipal disponibilizou um site para acompanhar o tamanho das filas da vacinação nas unidades e postos de saúde. É o o "De Olho na Fila".

Veja também!

>>>Mais 936 mil doses da Pfizer chegam ao Brasil

>>>Vacinação: Câmara aprova projeto que amplia categorias

>>>Governo nomeia nova secretária de extraordinária de enfrentamento à Covid-19

Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube

Recomendado para você

Comentários