11/02/2016 12:56:00 - Atualizado em 11/02/2016 13:50:00

Vacina contra zika pode ficar pronta para testes em um ano, diz ministro

Redação RedeTV! com Reuters

O ministro da Saúde, Marcelo Castro, anunciou nesta quinta-feira (11) a parceria entre o Instituto Evandro Chagas, sediado em Belém, e a Universidade do Texas, nos Estados Unidos para desenvolver uma vacina contra o zika vírus. Durante o anúncio, Castro deixou claro que o processo é demorado. 

"Sabemos que é demorada, mas há um grande otimismo de que poderemos desenvolver a vacina em um tempo menor que o previsto. Aproximadamente em um ano, podemos ter essa vacina desenvolvida", disse ele aos jornalistas.

Segundo ele, além do período de desenvolvimento da vacina, ainda seriam necessários dois anos para testes em animais e humanos. Só depois, a vacina passaria a ser aplicada em grande escala.

De acordo com o ministério, estão previstos investimentos brasileiros de 1,9 milhão de dólares nos próximos cinco anos na parceria com os Estados Unidos e o Instituto Evandro Chagas. 

O acordo prevê a criação de um comitê de coordenação que irá se reunir para analisar progressos e resultados alcançados no âmbito da cooperação, e também está prevista a participação de outros organismos internacionais, incluindo a Organização Mundial de Saúde (OMS). 

Recomendado para você

Comentários