18/07/2017 17:34:00 - Atualizado em 18/07/2017 17:44:00

Tiranossauro Rex não era o predador que pensávamos, revela pesquisa

Redação/RedeTV!

Foto: Pixabay

Figura mundialmente adorada e forte personagem da cultura pop graças à filmes como "Jurrasic Park", o Tyrannosaurus Rex pode ter sido muito diferente do que imaginamos. Ao menos na forma de se locomover.

Pesquisadores da Universidade de Manchester, na Inglaterra, utilizaram duas técnicas da bio-mecânica formadas pela junção da análise dinâmica de corpos múltiplos e análises do estresse esquelético, para estudar a locomoção do enorme dinossauro. Com as informações, os cientistas foram capazes de recriar o movimento do T-rex e, então, notar que, ao contrário do que se imaginava, a estrutura de seus membros inferiores seriam incapazes de suportar corridas.

Liderado pelo professor William Sellers do Departamento de Ciências da Terra e Ambientais da universidade, o estudo conclui-se que a velocidade máxima atingida pelo dinossauro seria de 20 km/h, muito inferior ao discutido anteriormente. Um antigo estudo publicado em 2007 da Royan Society acreditava que o animal poderia atingir até 29 km/h.

Foto: Divulgação/ManchesterUniversity

"Isso quer dizer que o T-rex era muito lento e, por conta disso, não um predador perseguidor. Ele certamente não teria sido capaz de perseguir animais que se moviam rapidamente. Isso deixa outras opções de caça tais como emboscadas e, claro, isso significa que ideias tais como 'T-rex, o caçador' devem ser reconsideradas", afirmou William em entrevista à BBC.

A velocidade é muito inferior ao que se imaginava, não chega a ser metade da velocidade atingida por Usain Bolt, capaz de correr a 44 km/h, ou mesmo um quarto da velocidade do leão, que atinge 80km/h. 

Recomendado para você

Comentários