03/08/2010 16:02:00

Saiba como diminuir as dores de cólicas menstruais

Patrícia Martins/RedeTVi
Uma das principais queixas das mulheres nos consultórios ginecológicos é a cólica menstrual, que atinge quase 50% das mulheres, em idade fértil, e em cerca de 10 a 15% a dor chega muitas vezes a prejudicar na realização das tarefas diárias, principalmente no trabalho.

"A cólica é uma dor provocada pela contração uterina no período menstrual. O útero fica inflamado e se contorce todo para expulsar o conteúdo. Por isso dói muito. Sabe-se que dismenorréia é sinônimo para dor de cólica menstrual. É primária quando não existe uma causa física conhecida e secundária quando há fatores orgânicos complicadores como miomas uterinos, endometriose ou infecções uterinas", afirma o Dr. João Luis Borzino, médico clínico sexologista, terapeuta sexual e orientador sexual pelo ISEXP-Fac.de Medicina do ABC-SBRASH.
 

Dicas de como diminuir a dor:

- Fazer sexo com mais regularidade, inclusive no período menstrual (sempre com camisinha).
- Não beber água gelada e nem bebidas alcoólicas também ajuda.
- Beba uma xícara de chá comum, de camomila ou de menta, quente.
- Coloque uma bolsa de água quente ou bolsa térmica sobre o abdômen ou sobre as costas.
- Tome um banho quente.
- Massageie delicadamente o seu abdômen.
- Faça exercícios leves como: alongamento, yoga, caminhada ou andar de bicicleta. O exercício pode aumentar o fluxo de sangue e reduzir a dor pélvica.
- Repouse bastante e evite situações estressantes.
- Para controle da natalidade, considere a possibilidade de usar pílula, pois esta bloqueia a produção de prostaglandinas, ou o DIU com progesterona, que diminui a cólica menstrual.
- Pergunte ao seu médico sobre a indicação e necessidade de suplementação de vitamina B6.
- Por fim, 'não pisar descalça' já dizia a vovó!

Recomendado para você

Comentários