08/08/2017 17:02:00 - Atualizado em 08/08/2017 17:14:00

Perfil no Instagram pode indicar se usuário tem depressão, aponta estudo

Redação/RedeTV!

Foto: Pixabay

Uma das redes sociais mais populares atualmente, o Instagram é uma ferramenta de fotografia amplamente utilizada para compartilhar imagens divertidas, refeições "diferentonas" ou ainda pequenos acontecimentos do dia a dia. Mas, segundo um novo estudo, ela pode dizer muito mais do que parece.

Publicada na manhã desta quinta-feira (8) pela revista "EPJ Data Science", uma pesquisa avaliou o perfil de mais de 166 pessoas e descobriu um padrão seguido por aqueles com depressão. Ao todo, foram estudados mais de 43 mil publicações diferentes realizadas até março deste ano.

De acordo com os pesquisadores Andrew G Reece e Christopher M Danforth, líderes do projeto, usuários com depressão apresentavam hábitos semelhantes tanto no número de postagens, na escolha de filtros, quanto nos próprios tons das imagens compartilhadas na rede social.

"No estudo associando humor, cor e saúde mental, indivíduos saudáveis identificaram cores mais escuras e cinzas com humores negativos e preferiram cores mais claras e vividas. No contraste, indivíduos depressivos optaram por cores escuras e cinzas", apontou a pesquisa.

Para Reece e Danforth, isso não apenas se aplica para imagens não editadas, mas na escolha de filtros para as publicações. Usuários com depressão habitualmente eram propensos a utilizar um filtro preto e branco, ao mesmo tempo que aqueles mentalmente saudáveis optavam por filtros que aumentam a tonalidade das fotografias.

"Em outras palavras, as pessoas que sofrem depressão eram mais propensas a usar um filtro que literalmente drena toda a cor da imagem que eles queriam compartilhar", afirmaram os pesquisadores.

Estes padrões foram observados também quando a análise foi feita em postagens realizada antes mesmo dos internautas terem sido diagnosticados com o transtorno pela primeira vez. Para os especialistas, os resultados podam sugerir novas vias para triagem precoce e detecção de doenças mentais.

Foto: "As fotos de Instagram postadas por indivíduos deprimidos tinham valores de HSV (matriz, saturação e valor) como na fotografia da direita, em comparação com fotos postadas por indivíduos saudáveis, como a da esquerda", escreveram os pesquisadores. (Divulgação/EPJ Data Science)

Veja também: Meditação acaba com a depressão e melhora a qualidade do sono

Recomendado para você

Comentários