26/08/2022 12:57:00 - Atualizado em 26/08/2022 13:02:00

Moderna processa Pfizer/BioNTech por cópia de tecnologia da vacina contra covid-19

Redação RedeTV!

Empresa alega que havia patenteado tecnologia de RNA mensageiro anos antes da pandemia

(Foto: Agência Saúde/DF)

A Moderna acusou a farmacêutica Pfizer e sua parceira BioNTech de copiarem a tecnologia desenvolvida para as vacinas contra Covid-19 (RNA mensageiro). As informações são da Reuters.

Segundo o processo que foi aberto no Tribunal Distrital dos Estados Unidos, em Massachusetts, e no Tribunal Regional de Dusselford, na Alemanha, as indenizações monetárias ainda são indeterminadas.

“Estamos entrando com esses processos para proteger a inovadora plataforma de tecnologia de mRNA na qual fomos pioneiros, investimos bilhões de dólares na criação e patenteamos durante a década anterior à pandemia de Covid-19”, informou o presidente-executivo da Moderna, Stephane Bancel.

Em uma década, a Moderna criou a tecnologia de vacina de RNA mensageiro (mRNA), permitindo o desenvolvimento mais veloz da vacina contra Covid-19. Junto com a Pfizer/BioNTech, foram as primeiras farmacêuticas que criaram imunizastes para o novo coronavírus.

A agência reguladora dos Estados Unidas (FDA) aprovou, em dezembro de 2020, a autorização de uso emergencial para a vacina da Pfizer/BioNTech e, uma semana depois, para a da Moderna. A Moderna alega que patenteou a tecnologia de mRNA entre 2010 e 2016, bem antes da pandemia, e as duas empresas a copiaram sem permissão.

Esse não é o primeiro processo enfrentado pela Pfizer e BioNTech, que alegam que defenderão vigorosamente suas patentes.

Veja também!

>>> Trabalhadores podem sacar valores esquecidos do PIS/Pasep

>>> TSE proíbe uso de celular e diz que eleitor deve entregar aparelho antes de entrar na cabine de votação

>>> Paraná Pesquisas: Bolsonaro lidera intenções de votos no Rio Grande do Sul

Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube

Recomendado para você

Comentários