26/05/2016 15:07:00 - Atualizado em 26/05/2016 15:22:00

Médica com câncer no pulmão faz relato comovente para pedir padronização de maços de cigarro

Redação RedeTV!

(Foto: Reprodução/YouTube)

A médica Verônica Hughes, filha do escritor Eduardo Galeano, foi diagnosticada com câncer no pulmão há 11 anos, ocasionado pelo vício em cigarros. Hoje com 56 anos e no estágio 4 da doença, Verônica pede a padronização das embalagens de cigarro.

Em um vídeo comovente publicado na última quarta-feira (25), a médica epidemiologista relata o início de seu envolvimento com o tabaco. "Meu primeiro cigarro foi um Salém mentolado, usado na adolescência para seduzir um colega. Se não fosse mentolado, eu não conseguiria engolir aquela fumaça toda, assim como acontece com tantos adolescentes de hoje em dia", explica.

Na sequência, Verônica afirma que a embalagem sedutora do maço de cigarro a influenciou na hora da compra. Ela também fala da dificuldade de lidar com a morte dos pais, vítimas da doença, e de personalidades que gostava, como o ex-jogador Johannes Cruijff, e seu escritor favorito, Henning Mankell - falecidos ano passado.

Verônica termina a gravação pedindo para os internautas assinarem uma petição online para adoção das embalagens padronizadas para cigarros - a medida prevê a redução da atratividade dos maços. O vídeo é uma iniciativa entre a Aliança de Controle do Tabagismo e Saúde (ACT+) e a Fundação do Câncer, em comemoração ao Dia Mundial Sem Tabaco, que acontece na próxima terça-feira (31).

Confira:

Recomendado para você

Comentários