14/03/2016 17:26:00 - Atualizado em 16/03/2016 16:03:00

Jovem com transtorno de ansiedade grava vídeo surpreendente para demonstrar seu dia a dia

Gabrielle Bertoni/Redação RedeTV!

(Foto: Reprodução/Youtube)

A brasiliense Gabriella Piffero, de 22 anos, resolveu criar um canal no Youtube com o objetivo de ajudar pessoas que sofrem da Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA). Professora de inglês e estudante de Letras, a jovem teve a doença desencadeada há três anos e afirma ter encontrado um meio de se ajudar e ajudar aos demais que passam pelo mesmo problema.

Criado há três semanas, o canal foi nomeado como "Sou. Penso. Ajudo.", fazendo uma alusão às iniciais da própria síndrome, transmitindo a ideia que Gabriella pretende passar. "Eu sempre quis fazer algo para ajudar as pessoas. Depois de pensar em muitas coisas, inclusive em raspar meu cabelo, decidi criar o canal. O youtube está cheio de gente falando sobre tantas coisas, por quê eu não poderia abrir um canal pra falar sobre isso?", conta a jovem, que recebeu apoio de seus familiares, amigos e namorada.

Tudo foi muito bem pensado, planejado, anotado e, por fim, executado. Gabriella escreveu todas as ideias que teve, como falaria sobre elas para as pessoas, o nome do canal, etc, antes de começar a gravar seus vídeos. "Tudo fluiu de uma maneira tão fácil que eu pensei que não teria o por quê de eu não fazer isso", disse em entrevista ao Portal da RedeTV!

Em um de seus vídeos, a jovem demonstrou exatamente como é o seu dia-a-dia, desde quando acorda até a hora em que vai dormir, com a cabeça 'fervendo' dos mais diversos pensamentos: todos ao mesmo tempo. Nos comentários, pessoas que passam pela mesma situação elogiam a iniciativa e mandam apoio para ela. "Gente, esse vídeo me define muito. Fiz tratamento por dois anos e parei com os remédios para ver como funciono sem eles. (…) Meus dias são parecidos com o seu, a cabeça não para. Estou adorando o canal", comentou um deles.

O tratamento

Com a ajuda de um psicólogo, exercícios físicos, espirituais e acupuntura, a estudante melhorou bastante, mas afirma que a caminhada é árdua: "Um sentimento que tenho constantemente é medo, mas me mantenho confiante na ideia de que eu posso e vou melhorar".

"Eu sou Gabriella, tenho transtorno de ansiedade, ainda tenho muitos ataques de pânico e vim trazer a minha vida e a de milhões de pessoas que vivem encolhidas e tímidas por terem isso. Aliás, tímidas não, medrosas. Medo de serem colocadas como dramáticas - como sempre somos, ou de ouvir que tudo isso é frescura, quando na verdade precisamos de apoio, nessa realidade que é um monstro", se define quanto à sua apresentação e necessidade.

Gabriella, durante a gravação de um dos seus vídeos, chamado "Ataque de Pânico" (Foto: Reprodução/Youtube)

A síndrome

Condição moderna com origem no ritmo acelerado das grandes cidades, a Síndrome do Pensamento Acelerado afeta a saúde emocional de boa parte da população, que vive com overdoses diárias de informações e obrigações. 

A ansiedade, também chamada de 'mal do século', sobrecarrega o cérebro, podendo desencadear o déficit de atenção, irritabilidade, sono alterado, humor flutuante e sentimento persistente de apreensão.

Recomendado para você

Comentários