13/05/2016 11:10:00 - Atualizado em 13/05/2016 11:17:00

Gorilas fêmeas mostram comportamento homossexual na natureza pela 1ª vez

Redação RedeTV!

(Foto: Divulgação/Cyril Grueter)

Pela primeira vez, cientistas registraram comportamento homossexual entre gorilas fêmeas na natureza. A descoberta foi anunciada pelo professor doutor Cyril Grueter, especialista em primatas que atua na Universidade da Austrália Ocidental.

Durante uma expedição de 18 meses em Ruanda, Grueter observou diariamente como se comportavam 22 gorilas fêmeas. Nesse tempo, ele ficou surpreso ao notar que não havia sinais de agressão por comida entre essas fêmeas, mas um comportamento homossexual entre a maioria delas.

"Dado que todas essas observações são sobre grupos selvagens, não daqueles em cativeiro, é óbvio que a atividade homossexual é parte do comportamento natural dos gorilas", diz Grueter ao site Australia Network News. "Minha impressão é que essas fêmeas têm prazer na interação sexual com outras da mesma espécie", acrescenta ele.

Segundo o pesquisador, isso acontece devido ao desinteresse dos machos e, assim como os humanos, as gorilas também usam a estimulação genital. 

Grueter ainda concluiu que a sexualidade dessas fêmeas é bastante "flexível", ou seja, elas mantêm relações com machos e só mudam de preferência sexual na ausência deles. No entanto, como o cientista explica ao Daily Mail Australia, a relação não acontece por atração física, mas por desejo sexual, o que restringe o comportamento ao campo "puramente sexual".

"Gorilas estão intimamente ligados aos seres humanos e acreditamos que observar esse comportamento pode nos ajudar a aprender um pouco mais sobre a nossa própria evolução", conclui ele. Financiando pela fundação Dian Fossey Gorilla Fund International, o estudo de Grueter aconteceu entre 2008 e 2010 e foi divulgado nesta semana.

A homossexualidade entre animais é bastante comum na na natureza. Recentemente, a fotógrafa Nicole Cambre foi a Botswana e registrou dois leões machos com comportamento homossexual.

(Foto: Nicole Cambre)

Recomendado para você

Comentários