10/02/2016 20:38:00 - Atualizado em 10/02/2016 20:50:00

Gatos ou cachorros? Ciência prova quem ama mais os seres humanos

Redação RedeTV!

(Foto: Reprodução/DogVacay)

Durante a produção de um documentário chamado "Cats v. Dogs" (Gatos vs Cães), apoiado pela BBC de Londres, dois especialistas em animais e um neurocientista decidiram desvendar o mistério: quem ama mais os seres humanos, os cães ou os gatos?

De acordo com o site "This Is Colossal", vale observar que, mesmo antes dessa pesquisa, já era sabido, com base nas evidências e levantamentos, que os cães nutrem amor e exalam oxitocina na presença de seus donos. A principal dúvida, então, seria se os gatos também compartilham do mesmo hábito e como a produção do hormônio de ambos se compara ao dos seres humanos. “É uma das medições químicas do amor em mamíferos”, comentou o doutor Paul Zak, responsável por liderar a pesquisa do canal de TV.

O cientista explicou que quando uma pessoa vê alguém com quem se importa muito, como um cônjuge ou seus filhos, a presença desse hormônio na corrente sanguínea pode aumentar entre 40% e 60% em relação ao nível normal. 

Assim, o estudo colheu amostras de saliva de dez gatos e dez cachorros logo após brincarem com seus donos e fez os testes necessários para ver quanto cada um deles demonstrou quimicamente seu amor com a interação.

Os resultados, como esperado, apontam os cães como mais amáveis aos donos. A resposta biológica deles foi bem acima do esperado, com esses pets produzindo cerca de 57,2% de hormônios adicionais, algo dentro da faixa de carinho entre os próprios humanos. Os felinos, por sua vez, apesar de gerarem uma produção extra de apenas 12% de oxitocina, surpreenderam por um motivo bastante nobre: eles não são tão antipáticos quanto muita gente pensa.

Recomendado para você

Comentários