18/04/2018 19:31:00 - Atualizado em 18/04/2018 20:19:00

Fisioterapeuta dá dicas para evitar problemas posturais em crianças devido ao uso da tecnologia

Thieny Molhini/RedeTV!

Especialista diz que o celular deve ficar na altura dos olhos (Foto: Pexels)

Ficar horas em frente ao computador ou com o celular nas mãos é uma realidade bastante comum para muitas pessoas. O problema é que esses hábitos podem ser prejudiciais para a postura e causar dores agudas na coluna. E isso pode ser sentido já na infância, uma vez que essas práticas em excesso podem causar sedentarismo. Isso porque, de acordo com Débora Ucha, fisioterapeuta e especialista em Osteopatia, "a prática de atividades físicas auxilia na correção dos desvios posturais causados pelo uso intensivo dos equipamentos".

Atualmente especialistas já atuam diretamente com crianças para melhorar esse quadro, com atividades em grupo. São aulas orientativas com atividade corporal inserindo na rotina da criança novos hábitos. "As crianças precisam desta interação e de profissionais especializados, porque com o olhar clínico fica fácil, durante uma atividade lúdica, identificar uma dificuldade, seja por falta de alongamento ou de força muscular, o que pode levar a um desvio postural”, explica a fisioterapeuta. 

Ficar atento à maneira como se faz uso das tecnologia é um passo importante para evitar dores e problemas futuros no desenvolvimento. 

Outro problema causado pelo uso excessivo das tecnologias são as dores e isso independe da idade. Dados da terceira edição da pesquisa "A Dor no Cotidiano" divulgados pelo Ibope Conecta mostram que cerca de 90% das pessoas terão dores agudas na coluna pelo menos uma vez na vida.

Segundo Débora, elas podem surgir pela má postura, movimentos repetitivos, horas seguidas com o pescoço deslocando para olhar a tela do celular – sentado de forma errada – ou horas seguidas em jogos de computador. "Sem os exercícios de compensação muscular as dores são inevitáveis", ressalta Débora. 

Para evitar esses desconfortos, a orientação da profissional é apostar em exercícios de compensação e alongamento que auxiliam muito nestes casos. "Além do fortalecimento abdominal e da musculatura das costas", reforça a especialista. 

"É preciso ainda ficar atento na postura enquanto trabalha, no tipo de sapato que a pessoa utiliza, se carrega muito peso ou se já sente algum tipo de incômodo", pontua Débora. 

Confira as dicas da fisioterapeuta para prevenir essas situações com os aparelhos mais usados pelas pessoas no dia a dia:

Celular: utilize apoio de celular onde os dedos se encaixam e favorecem a digitação, mantendo sempre na altura dos olhos.

Computador de mesa: as costas devem estar apoiadas no encosto da cadeira e o antebraço alinhado com a mesa em angulo de 90 graus e outro ângulo de 90 graus com o tronco e pernas com os pés apoiados no chão.

Notebook: é preciso ter apoio de colo, almofada ou base para que o aparelho fique mais elevado e não faça a compensação errada com a inclinação de postura, principalmente da cervical. Lembrando que é necessário a cada 30 minutos fazer um alongamento contrário a postura mantida.

Tablet: sempre na altura dos olhos para evitar flexão de pescoço.

Veja também!

HQs e tecnologia se juntam para ajudar no aprendizado de idiomas

Recomendado para você

Comentários