21/01/2020 16:15:00 - Atualizado em 21/01/2020 16:18:00

Farmacêutica recolhe ranitidina, remédio usada para úlcera gástrica

Redação RedeTV!

Substância pode causar câncer em humanos

(Foto: Reprodução/Medley)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou o controle de medicamentos com nitrosamina dos laboratórios na última terça-feira (14). Em 2018, a substância foi classificada como um provável agente cancerígeno humano.

Nesta segunda-feira (20), o laboratório Medley anunciou que "iniciou o recolhimento voluntário e preventivo de Ranitidina" em todo o Brasil, como medida preventiva. "O recolhimento é realizado devido à possível contaminação com uma impureza de nitrosamina chamada N-nitrosodimetilamina (NDMA)", afirmou em nota. Essa ação será custeada pela empresa e não terá custos para os pacientes. 

(Foto: Divulgação/Medley)

O Aché Laboratórios também divulgou que segue as solicitações da agência e que "em dezembro de 2019, a companhia protocolou preventivamente, junto à Anvisa, o recolhimento voluntário dos produtos Label comprimidos, Label xarope e seus respectivos genéricos de cloridrato de ranitidina". A empresa ainda afirmou que "acompanha continuamente as discussões internacionais e nacionais sobre o tema, reiterando o seu compromisso com a qualidade, eficácia e segurança dos seus produtos".

Recomendações 

A Anvisa recomendou “fortemente” que as empresas que utilizam a substância, que pode ser câncerigena, reavaliem os métodos de produção dos medicamentos. O orgão ainda afirmou que a presença de nitrosaminas em remédios é inceitável. 

Em uma Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) em 2019, o orgão estabeleceu regras para investigação, controle e eliminação de nitrosaminas. "A medida regulatória se aplica a empresas fabricantes, importadoras e fracionadoras de insumos farmacêuticos; empresas fabricantes e importadoras de medicamentos; e farmácias de manipulação" diz a RDC. 

A Agência disse que o obejtivo é proteger os pacientes com medida proativas e que a decisão é de precaução. 

Veja também!

>>> Inep diz que erros na correção do Enem foram revistos

>>> Sobe para 21 o número de casos suspeitos de intoxicação por cerveja

>>> GO: João de Deus é condenado a 40 anos de prisão

Assista aos vídeos da RedeTV! no YouTube e inscreva-se no canal!

Recomendado para você

Comentários