30/05/2016 18:18:00 - Atualizado em 30/05/2016 18:22:00

Estudo quer saber por que mães de 1ª viagem postam tanto no Facebook

Redação/RedeTV!

Um pesquisa produzida pelo departamento de Ciências Humanas e Psicologia da Universidade do Estado de Ohio, nos Estados Unidos, buscou compreender melhor os motivos pelos quais as mamães de primeira viagem costumam compartilhar tantas fotos de seus bebês e de conteúdos sobre maternidade em seus perfis no Facebook. 

Tudo começou quando a professora Sarah Schoppe-Sullivan percebeu um aumento de amigas que trocaram suas fotos de perfil usando a imagem de seus filhos. Com a ajuda de um grupo de pesquisadores, Sarah testou 127 participantes, e descobriu que, se por um lado a rede social pode oferecer ajuda e apoio, por outro lado isso também pode ajudar a desenvolver transtorno de ansiedade com relação à maternidade. 

Segundo a pesquisa, algumas mães se sentiam "socialmente pressionadas" a serem "mães perfeitas" e viam a maternidade como parte central de suas identidades, e por isso compartilhavam mais conteúdo. A maioria das mulheres que participaram do estudo usaram a foto de seus filhos como imagem do perfil em um determinado momento. 

As mães que buscavam serem "perfeitas" do ponto de vista da maternidade e buscavam validação externa para seus papéis como mães também responderam de maneira mais positiva (ou negativa) aos comentários e "likes" de seus amigos. 

Apesar da descoberta, Sarah explicou que o estudo possui algumas limitações. Ele foi feito com mulheres, em sua maioria, brancas e empregadas. Foram elas mesmas quem reportaram seus dados, o que pode ser uma fonte confiável do uso das redes sociais, mas talvez não seja o método mais preciso. Sarah explica que a intenção do estudo é mostrar como as pessoas "fazem a sua identidade" nas redes sociais, especialmente as mães: "Esta é uma maneira e representar sua identidade e a sua família e o que é importante para você".

Recomendado para você

Comentários