24/11/2015 17:21:00 - Atualizado em 24/11/2015 20:28:00

É possível ficar resfriado por sair com o cabelo molhado no frio?

Redação RedeTV!


(Foto: Reprodução/Tumblr/drasantamaria)

Entre as "verdades universais" que foram criadas ao longo da história, há a de que sair do banho de cabelos molhados e ir para a rua possivelmente deixaria a pessoa doente, principalmente se for uma criança. Médicos e especialistas afirmam que isso não passa de um mito.

A história começou no ano de 1878, enquanto o químico francês Louis Pasteur testava a influência do vírus antraz em animais e descobriu que as galinhas pareciam imunes à infecção mortal. Para testar toda as possibilidades, o químico expôs as galinhas ao vírus e depois as molhou com água gelada, fazendo com que elas adoecessem e morressem logo em seguida.

Não satisfeito, Pasteur decidiu repetir o teste, mas dessa vez molhou a galinha e a envolveu com um cobertor quente, fazendo com que a ave ficasse apenas doente, não chegando ao óbito. A partir daí, a ideia de que ficar com os cabelos molhado no frio significava "brincar com a sorte" ou "pedir pra morrer" propagou-se; mas não há qualquer relação com o resfriado.

Para pegar a doença, é preciso entrar em contato com germes que carreguem o vírus do resfriado, excluindo qualquer possibilidade disso ter algo a ver com 'pegar friagem de cabelo molhado'.

A incidência da doença é muito maior no inverno, já que as pessoas ficam mais tempo em espaços fechados, fazendo com que o vírus se propague com maior facilidade. Além disso, o frio também costuma ressecar o muco do nariz, eliminando uma das barreiras que os germes enfrentam para entrar no organismo.

Recomendado para você

Comentários