18/01/2022 16:58:00

Cientistas estudam enviar tardígrafo em viagens interestelares

Organismo é conhecido por ser ultrarresistente

(Foto: UC Santa Barbara)

Cientistas da Universidade da Califórnia estudam enviar os tardígrados em viagens espaciais longas para entender como as funções vitais podem afetar esse animal.

Popularmente conhecidos como ursos d'água, os tardígrafos são animais de cerca de 0,5 milimetro de comprimento que são ultrarresistentes.

Devido a essa caracteristica, uma pesquisa publicada na revista Acta Astronautica, em outubro, estuda as possibilidades de enviar esses organismos em sondas espaciais para lugares longes no sistema solar. Em 2019, um módulo espacial da missão israelense Beresheet caiu na Lua com milhares de ursos d’agua.

Além dessa espécie, outros organismo faz parte do estudo para as possíveis viagens pelas estrelas. O verme Caenorhabditis elegans é usado frequentemente em pesquisas cientificas, devido sua tolerância à radiação. Esse verme também já foram usados em experimentos espaciais.

O objetivo principal em enviar esses animais ao espaço é verificar como os seres vivos reagem nessas viagens, para que um dia seres humanos sejam enviados  nessas viagens além do nosso sistema solar. "Os efeitos de viagens tão longas na biologia animal podem ser extrapolados para efeitos potenciais em humanos", afirma Joel Rothman, professor da Universidade da Califórnia em Santa Bárbara e um dos autores da pesquisa.

>>>Carnaval no Sambódromo de SP deve ter ocupação máxima de 70%