28/12/2016 10:27:00 - Atualizado em 28/12/2016 12:19:00

Cientistas descobrem como evitar pum com cheiro ruim

Redação/RedeTV!

Cientistas da Universidade de Monash, em Melbourne, na Austrália, realizaram uma pesquisa para descobrir o que afinal contribui para o mau cheiro do pum.  Para isso, eles misturaram fezes (isso mesmo) com diferentes componentes nutricionais encontrados em vários alimentos.

A partir disso, segundo o jornal Metro, eles descobriram que alguns de nossos gases são tão fétidos, porque eles contém um componente chamado cisteína - encontrado nas carnes, lacticínios, ovos e outros tipos de proteínas.

Nesse sentido, quando a pessoa ingere muita proteína, a cisteína faz com que a quantidade sulfeto de hidrogênio, um gás com odor de ovos podres, aumente em até sete vezes no estômago.

"Isso explica porque os fisiculturistas, que consomem lotes de proteína em pó, são conhecidos por ter puns fedidos", explica a autora da pesquisa, Chu Yao.

Yao garante, no entanto, que há um meio de evitar que os gases se tornem tão malcheirosos: consumir alimentos ricos em amido. Pois, de acordo com ela, o amido atua como resistente ao sulfeto de hidrogênio, reduzindo sua produção no estômago em até 75%, mesmo se ainda houver o consumo de proteína.

Os alimentos amiláceos como batatas, bananas, leguminosas, cereais, alcachofras, aspargos, por exemplo, são altamente fermentáveis. "O que faz com que o foco seja retirado da proteína e o sulfeto de hidrogênio não seja produzido", explica Yao.

Os resultados da pesquisa foram apresentados em uma conferência da Sociedade de Gastroenterologia da Austrália, em Adelaide.

Recomendado para você

Comentários