03/12/2021 15:57:00 - Atualizado em 03/12/2021 15:57:00

Cientistas criam 'curativo inteligente' que envia dados do ferimento por Wi-Fi

Redação RedeTV!

Objetivo da nova tecnologia é verificar a umidade da ferida sem remover o curativo

(Foto: Pexels)

Para avaliar o processo de cicatrização de ferimentos, tradicionalmente, os médicos precisam retirar o curativo. Esse método, pode atrapalhar o desenvolvimento do tratamento.

A fim de revolucionar a técnica, pesquisadores de diversos países do mundo criaram um curativo inteligente capaz de monitorar o processo de cicatrização da ferida e, com isso, enviar os dados por Wi-Fi para dispositivos (como um computador ou smartphone com acesso a redes sem fio).

No estudo publicado no periódico científico ‘Frontiers in Physics’, os cientistas explicam que a vantagem dessa nova tecnologia é poder medir a umidade de um ferimento sem a necessidade de remover o curativo. O ‘sensor têxtil’ opera monitorando as mudanças no nível de umidade e é integrado diretamente a um chip RFID, implementando um monitoramento sem fio em tempo real.

“A cicatrização de feridas é um processo fisiológico essencial pelo qual os tecidos danificados se reparam. Se a progressão normal for interrompida, a ferida entra em um estado de inflamação patológica caracterizado por cicatrização prejudicada, que pode eventualmente levar à cronicidade”, afirma o estudo.

Para avaliar a eficácia da tecnologia, os cientistas expuseram uma ferida artificial (um experimento que simula a cicatrização) que demonstrou o funcionamento promissor da técnica. O curativo ainda passará por maiores testes antes de uma possível aprovação para comercialização.

Veja também!

>>>Atlético-MG vira em 5 minutos, bate o Bahia e conquista o bi do Brasileirão

>>>Ministério da Saúde confirma novos casos da Ômicron no Brasil

>>>Presidente regulamenta auxílio-gás e Programa Alimenta Brasil

Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube

Recomendado para você

Comentários