03/04/2017 18:29:00 - Atualizado em 03/04/2017 18:31:00

Cientistas confirmam ter conseguido captar sinal de rádio alienígena

Foto: Unsoplash/Nasa

Cientistas da Universidade de Tecnologia de Swinburne na Austrália confirmaram recentemente que explosões misteriosas de energia detectadas há quase uma década, conhecidas para rajadas rápidas de rádio, ou FRBs na sigla em Inglês, vieram, de fato, do espaço, e não da Terra como se havia pensado.

De acordo com os pesquisadores, as rajadas rápidas de rápido são emissões temporárias que surgem aleatoriamente, motivo pelo qual são difíceis de encontrar e de serem estudadas.

"Talvez a mais bizarra explicação para as FRBs é que elas são transmissões alienígenas", explicou o professor Matthew Bailes, que também leciona na instituição australiana, em texto na publicação científica "Monthly Notices of the Royal Astronomical Society"

Foto: Unsoplash/Nasa

Recentemente, cientistas puderam detectar três novas emissões através do radiotelescópio Molonglo, próximo a capital australiana Canberra, capaz de captar as FRBs devido ao seu comprimento focal. "Radiotelescópios convencionais têm dificuldade de estabilizar essas transmissões que se originam de fora da Terra", contou o doutor Chris Flynn.

A primeira rajada rápida de rádio foi descoberta em 2007 e desde então poucas vezes voltaram a ser detectadas pelos cientistas. Sabe-se que os três FRBs captados têm origem no espaço, mas apenas uma pode ser confirmada como vinda de uma galáxia individual, ainda não divulgada especificamente pelos estudiosos.