06/11/2015 13:47:00 - Atualizado em 06/11/2015 14:53:00

Cientistas anunciam ter decifrado a 'linguagem dos pandas'

Redação/RedeTV!

Urso panda (Foto: AFP)

Cientistas do centro de conservação e pesquisa de pandas de Wolong, em Sichuan (China), dedicaram os últimos cinco anos a pesquisar o significado dos sons emitidos pelos pandas. 

Segundo o People's Daily Online, os pesquisadores enfim revelaram, nesta semana, que decifraram o sentido de 13 sons - e que muitos lembram ruídos emitidos por outros animais. 

"Os nossos pesquisadores ficaram totalmente perplexos no início do projeto. Ficávamos pensando: estamos estudando pandas, pássaros, cães ou ovelhas?", afirmou Zhang Hemin, diretor do centro e coordenador da pesquisa.

De acordo com a pesquisa, os pandas 'latem' como os cães quando se sentem incomodados ou intimidados, e as mães-pandas 'imitam' pássaros quando estão em busca de suas crias.

E a linguagem começa, como nos humanos, desde cedo. Os filhotes têm um som para quando estão com fome e para quando estão satisfeitos. "Pandas em processo de crescimento são bem parecidos com os seres humanos. Ambos gostam de crescer ao lado da mãe, e é durante esse tempo que aprendem a falar", explica Zhang. "Eles aprendem lentamente a emitir rugidos, latidos, lamentações e gritos e outros sons intensos", acrescenta. 

No período de acasalamento, os pandas também têm um som específico. Para conquistar o par, os machos emitem um balido - o som feito pelos carneiros - e as fêmeas 'imitam' gorjeio de pássaros.

O próximo passo, segundo os cientistas, é usar a tecnologia de reconhecimento de voz para formar uma espécie de 'tradutor de pandas' e, assim, finalmente entender o que têm a dizer esses mamíferos. O estudo deve continuar para buscar entender outros sons.

Urso panda (Foto: AFP)

Recomendado para você

Comentários