27/11/2015 18:41:00 - Atualizado em 27/11/2015 18:45:00

Cientistas americanos criam bactéria que impede a obesidade

(Foto: Reprodução/Tumblr/amigosmultiplosblog)

Pesquisadores americanos criaram uma bactéria transgênica que é capaz de impedir o ganho de peso e testaram a eficácia da 'invenção' em ratos de laboratório.

Ela é uma versão mutante da Escherichia coli, bactéria que faz parte da flora intestinal dos seres humanos e costuma ser inofensiva. Os cientistas colocaram um gene a mais a E.coli e, graças a isso, ela atribuiu o poder de fabricar N-acilfosfatidiletanolamina, hormônio produzido pelo corpo humano e tem a função de indicar ao cérebro que a pessoa já comeu o suficiente, freando o apetite.

Um grupo de ratos de laboratório recebeu a superbactéria, misturada com água. Os animais tinham comida à vontade e podiam comer o quanto quisessem. Após oito semanas os níveis de obesidade caíram. "Os ratos não só não engordaram; eles emagreceram", afirmou o biólogo Sean Davies, líder do estudo.

Depois que os bichinhos pararam de receber a E.cole modificada, o efeito durou por mais quatro semanas, sem incidência de efeitos colaterais.

Os pesquisadores pretendem testar a descoberta em humanos. Caso funcione, será possível criar uma bebida probiótica contendo a tal bactéria; as pessoas beberiam para emagrecer.