16/06/2021 13:52:00

Butantan detecta 19 variantes da covid-19 em São Paulo

Redação/RedeTV!

Segundo o Instituto, a variante amazônica predomina em 89,9% dos casos

(Foto: Pixabay)

O Instituto Butantan informou nesta quarta-feira (16), que há 19 variantes do vírus SARS-CoV-2 circulantes no estado de São Paulo, sendo que a amazônica predomina em 89,9% dos casos.

Essa é uma das conclusões da primeira edição do boletim epidemiológico da Rede de Alertas das Variantes da Covid-19, coordenada pelo Butantan e que reúne laboratórios públicos e privados com o objetivo de identificar as linhagens do novo coronavírus em circulação no estado de São Paulo.

A partir das informações coletadas pela rede desde janeiro até a 21ª semana epidemiológica (que se encerrou em 29/05), foi possível concluir que no Departamento Regional de Saúde (DRS) da Grande São Paulo já foram identificadas 13 variantes diferentes; na DRS Sorocaba foram 8; e na DRS Campinas, 7 variantes diferentes.

Os dados são obtidos a partir de sequenciamento genômico de uma parcela dos testes diagnósticos positivos realizados no Butantan e nos demais parceiros da rede: Hemocentro de Ribeirão Preto/FMRP-USP, Mendelics, FZEA-USP/Pirassununga, Centro de Genômica Funcional (ESALQ-USP)/Piracicaba, Faculdade de Ciências Agrônomas UNESP/Botucatu e FAMERP São José do Rio Preto. De janeiro até o fim de maio, foram sequenciados 4.812 (0,58%) genomas completos de 834.114 (39,2%) casos positivos.

No boletim, que vai ser semanal, é possível acompanhar as frequências absolutas e relativas das linhagens do vírus por DRS, sua distribuição e a evolução temporal da incidência das diferentes cepas, além de informações sobre o número de testes diagnósticos realizados por região, o número de amostras positivas e a porcentagem dos positivos que foram encaminhadas para o sequenciamento genômico.

Veja também!

>>>Covid-19: Pfizer vai entregar 2,4 milhões de doses nesta semana

>>>Ministro alerta operadoras sobre uso de falso sinal de 5G

>>>SP ajusta datas para evitar aglomerações durante vacinação

Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube

Recomendado para você

Comentários