05/05/2022 09:27:00

Brasil registra dois casos da subvariante Ômicron XQ da Covid-19

Redação RedeTV!

Casos foram descobertos em São Paulo e são os primeiros confirmados no país

(Foto: Pixabay)

A cidade de São Paulo registrou dois casos da subvariante XQ da covid-19. Esses são os dois primeiros registros no Brasil da variação que combina as sublinhagens BA.1 e BA.2 da Ômicron.

Apesar da Secretaria Estadual de Saúde e o Instituto Butantan, que sequenciou a variante, terem confirmado os casos, maiores informações sobre os pacientes não foram divulgadas.

Um recombinação acontece quando alguém é infectado com duas ou mais variantes ao mesmo tempo. Isso resulta em uma mistura do material genético dentro do corpo do paciente.

Apesar disso, não quer dizer que os pacientes com a XQ estão com duas variantes ao mesmo tempo. Especialistas acreditam que por ter poucos casos no mundo registrados, ainda não é possível saber com clareza sobre sua transmissibilidade e virulência.

De qualquer forma, o pesquisador Salmo Raskin, que é médico pediatra e geneticista, além de diretor do Laboratório Genética, em Curitiba, informou ao portal G1 que, por conta dos poucos casos, é possível acreditar que as variantes recombinantes serão “engolidas” pela BA.2, que é mais transmissível que a BA.1.

Veja também!

>>> Copom eleva taxa básica de juros para 12,75% ao ano

>>> Governo lança medidas trabalhistas para incentivar mulheres e jovens

>>> Deputado Daniel Silveira se recusa a usar tornozeleira eletrônica

Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube

Recomendado para você

Comentários