26/07/2016 14:59:00 - Atualizado em 26/07/2016 15:08:00

Brasil erradicou vírus do sarampo, apontam entidades

Redação RedeTV!

O Brasil não registra nenhum caso de sarampo desde julho de 2015. A circulação do vírus foi considerada interrompida no país, segundo a presidente do Comitê Internacional de Avaliação e Documentação da Eliminação do Sarampo, Merceline Dalh-Regis.

Segundo a Organização Pan-Americana de Saúde/Organização Mundial da Saúde, esse resultado foi obtido a partir de uma colaboração entre a instituição, o Ministério da Saúde, as Secretarias de Saúde do Estado do Ceará e dos municípios de Fortaleza e Caucaia, da Associação Brasileira de Enfermagem e universidades.

O Brasil teve uma redução drástica na incidência de sarampo entre 1985 até 2000 e ficou sem registrar casos autóctones até março de 2013, quando um surto aconteceu em Pernambuco e no Ceará. Houve surtos também em 2014 e 2015, principalmente nesses dois Estados. 

Segundo o Ministério da Saúde, a expectativa é que o Brasil receba o certificado de eliminação do sarampo até o fim de 2016.

Em 2015 a OMS anunciou que a cobertura de vacinação de crianças contra sarampo avançou nos últimos 15 anos, mas ainda não está perto de chegar aos 90% de cobertura.

Entre as áreas onde a cobertura de vacinação é falha estão a África subsaariana, o Sudeste asiático e Ásia Central.

O sarampo é uma doença que afeta principalmente crianças e se espalha facilmente pelo ar, por tosses e espirros. Causa febre, coriza, olhos avermelhados e manchas brancas dentro da boca, além de pintas vermelhas que aparecem alguns dias depois na pele.

A maior parte dos pacientes se recupera em até três semanas. A doença pode matar ou causar pneumonia, encefalite e cegueira em crianças desnutridas e pessoas com imunidade deficiente.

Recomendado para você

Comentários