23/06/2021 14:47:00

Beber café de qualquer tipo reduz o risco de problemas no fígado, diz estudo

Redação/RedeTV!

A pesquisa descobriu que o consumo pode diminuir até 49% a chance de morrer por doença hepática crônica

(Foto: Agência Brasil)

Beber até três ou quatro xícaras de café com cafeína ou descafeinado por dia reduz o risco de desenvolver e morrer de doenças crônicas do fígado. É o que mostra um estudo publicado nesta segunda-feira (21) no jornal BMC Public Health.

A pesquisa, feita por Universidades de Southampton e Edimburgo, no Reino Unido, demonstrou que os apreciadores de café tinham 21% menos probabilidade de desenvolver doença hepática crônica, 20% menos probabilidade de desenvolver doença hepática crônica ou gordurosa (esteatose hepática) e 49% menos probabilidade de morrer de doença hepática crônica do que os que não bebiam café.

"O café é amplamente acessível e os benefícios que vemos em nosso estudo podem significar que ele pode oferecer um potencial tratamento preventivo para doenças crônicas do fígado", disse o autor do estudo, Dr. Oliver Kennedy em nota.

Os autores do estudo sugeriram que pesquisas futuras poderiam testar a relação entre o café e a doença hepática com um controle mais rigoroso da quantidade de café consumida. Eles também propuzeram validar suas descobertas em grupos mais diversos de participantes.

Contudo, os pesquisadores alertam que, como o consumo de café só foi relatado quando os participantes se inscreveram no estudo pela primeira vez, o estudo não leva em conta quaisquer mudanças na quantidade ou tipo de café que consumiram durante o período de estudo de 10 anos.

Veja também!

>>>Lote com 529 mil vacinas da Pfizer chega ao Brasil

>>>Nova variante do coronavírus é identificada no RJ

>>>Anvisa nega autorização de uso emergencial do Avifavir para covid-19

Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube

Recomendado para você

Comentários