21/02/2018 11:46:00 - Atualizado em 07/03/2018 13:56:00

Você sabe qual a função de um coach? Entenda e previna-se de armadilhas

Redação/RedeTV!

Posts com mensagens motivacionais relacionados a coaching no Instagram (Foto: Montagem)

Não é incomum descobrir que um amigo mudou de profissão e, agora, posta textões motivacionais em alguma rede social para divulgar a nova carreira. Ajudar outras pessoas a conquistar uma meta parece ser uma profissão do futuro - ou pelo menos uma tendência contemporânea exercida por quem é coach.

Das redes sociais aos atendimentos em si, um número surpreendente: o mercado de coaching cresceu 300% no Brasil, segundo dados recentes da International Coach Federation (ICF). 

Com isso, o portal da RedeTV! conversou com especialistas para explicar: Qual a função do coach? Quem pode atuar como? E, diante de tantas opções, como achar alguém mais qualificado?

Qualquer pessoa pode ser coach?

“A grande verdade é a seguinte: não existe nada que impeça um indivíduo de dizer que ele é coach sem até mesmo ter uma formação”, afirma o master coach Sullivan França, presidente da Sociedade Latino Americana de Coaching, em entrevista ao portal da RedeTV!, acrescentando que isso, porém, não torna alguém um profissional da área, mas é o que mais acontece atualmente no Brasil.

O problema, segundo França, é causado tanto por um erro de interpretação quanto por pessoas mal-intencionadas, que se passam por coaches. “Acredito que isso acontece mais por uma questão semântica. O sujeito faz uma tradução livre de coach (treinador), e se ele é treinador de qualquer coisa, então começa a se intitular coach. Diz que faz coaching, mas na verdade não faz”, esclarece.

Como o coaching pode ajudar alguém?

(Foto: Reprodução)

O coaching, França explica, é o processo que consiste em traçar um planejamento estratégico para a vida - seja na área pessoal ou profissional. E é nesse cenário que entram os coaches: ajudando a pessoa a descobrir o que precisa para “sair do estado atual e chegar no estado desejado”.

Segundo o especialista, o coaching faz sucesso por ser uma metodologia rápida num tempo de preferência por resultados rápidos. “O que explica o crescimento do coach é o imediatismo das pessoas”, analisa ele. “Muita gente que não tem necessariamente uma situação de cunho terapêutico, encontra no coach uma forma de se organizar e efetivamente alcançar um resultado. É a busca por fazer mais com menos”. 

Existem categorias?

Embora as divisões oficiais do coaching sejam entre vida, carreira e executivo, hoje muitos se apresentam, principalmente nas redes sociais, com títulos mais específicos -  e até considerados suspeitos: coach de emagrecimento, esportivo financeiro e até empoderamento feminino.

França pontua que essa “classificação mais específica” é resultado de uma "bagunça que houve no Brasil". “Existe coach para todas as metas de ordem pessoal. Então, se você quer comprar um apartamento, a gente não diz que existe um coach imobiliário. Entendemos que é coach de vida, o coach pessoal”, explica. “O resto, para nós, é tudo invenção e não faz o menor sentido”.

Coaching lida com saúde?

Para os casos que envolvem saúde física, o master coach José Roberto Marques, presidente do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), afirma, em entrevista ao portal da RedeTV!, que não há indicação de formação inicial, pois o curso básico já é o suficiente. "O que muda é a expertise de cada um", resume. "O coach não é habilitado para aplicar qualquer tipo de técnica terapêutica, assim como lidar com traumas, transtornos, e distúrbios de ordem psicológica ou mental".

França adverte que o método não pode ser usado em casos de traumas como no episódio do abuso sexual retratado recentemente na novela “O Outro Lado do Paraíso” - e alvo de críticas. “O coaching não entra no passado, não trabalha com questões traumáticas. Não tem o menor cabimento”, alerta ele. “Todas as vezes que o trabalho resvalar numa questão de ordem emocional, não pode ser trabalhado ali”.

No caso de saúde mental, Marques adverte que o coach só pode tomar a frente somente com formação específica: "Apenas se tiver formação em psicologia ou seja um terapeuta certificado ele pode conduzir um tratamento".

E como encontrar um coach?

Com tanta gente se classificando como coach, o jeito mais indicado de encontrar o profissional adequado é, segundo os especialistas, consultar os sites das próprias instituições de ensino para buscar alguém que tem certificação. O ideal, eles apontam, é fazer uma pesquisa rápida - por região e qualificação.

Para fugir de espertinhos nas redes sociais, Marques indica que, antes de fechar serviço, a pessoa verifique a formação descrita no perfil: “As pessoas podem divulgar o que elas querem sendo verdadeiro ou não. É importante que o cliente se certifique da formação, bem como da experiência do coach, podendo pedir indicações e conversando com pessoas que passaram pelo processo”.

Veja também: Coach de carreira dá dicas para encarar o mercado de trabalho 

Recomendado para você

Comentários