29/07/2015 18:21:00 - Atualizado em 29/07/2015 19:04:00

Vila Madalena é eleita um dos principais bairros 'Yuccie' do mundo

Redação RedeTV!

Beco do Batman, ponto conhecido da Vila Madalena (Foto: Divulgação)

Abreviação de Young Urban Creatives - jovens criativos urbanos, em tradução livre - os Yuccies são jovens empreendedores presentes na internet, criadores de startups que vão em busca do seu próprio dinheiro à todo custo e estão dispostos a investir em aparelhos eletrônicos de última geração, pois conseguem fazer das redes sociais o seu ganha pão.  

Ao invés de escritórios, os Yuccies preferem trabalhar em espaços compartilhados, museus, galerias e cafés. Eles acreditam que esses ambientes são melhores para o compartilhamento de ideias e desenvolvimento do seu potencial criativo. Vivem em áreas menos nobres, mas com potencial de crescimento, onde podem economizar no aluguel e encher o seu perfil do Instagram com fotos artísticas e curiosas, como grafites e zonas industriais abandonadas.

Dentre os locais, o Brasil possui um representante no guia: a Vila Madalena, bairro paulista conhecido principalmente por sua vida boêmia.

Confira abaixo os 20 locais mais Yuccies do mundo:

JAPÃO - TÓQUIO

Não há necessidade de imaginar quantos Yuccies circulam a cada dia pelas ruas de Tóquio. Profissionais, “criativos urbanos”, empreendedores hippies, instagrammers hardcore e donos de startup bem-sucedidos. Tóquio é uma grande fábrica de talentos. Nakameguro é o bairro mais descolado para os Yuccies, onde o ritmo da vida é descontraído e a atmosfera é realmente calma. Rapazes cheios de estilo circulam em bicicletas, trabalham em um bar próximo a sua casa e compram as últimas novidades do design

BRASIL - SÃO PAULO

A Vila Madalena é um bairro criativo e inquieto. Murais, grafites, pequenas galerias, bibliotecas, centros culturais e restaurantes chiques atraem grupos de Yuccies a esta parte da cidade depois do trabalho ou aos fins de semana. Os Yuccies brasileiros são extravagantes e têm uma energia contagiante que pode começar qualquer coisa. Pequenas boutiques e lojas de artesanato de designers locais estão por lá, além de bares e baladas comumente frequentados. 

DINAMARCA - COPENHAGEN

Quando se trata de tendências, o norte da Europa está sempre à frente e bem posicionado no topo das paradas. No pódio das cidades do mundo para os Yuccies está Copenhagen. Os dinamarqueses amam andar de bicicleta (a cidade é quase toda plana e facilmente transitável em duas rodas), saborear lattes orgânicos sentados em poltronas de couro já velhinhas, passar horas folheando livros e prateleiras em livrarias antigas e aproveitar a abertura de uma exposição de arte em uma galeria local. O bairro de Vesterbro é o local perfeito para tudo isso! Lá você aproveita a mistura incomum da abordagem tradicional e lenta de uma bela capital nórdica com o ritmo frenético das mudanças trazidas pela internet. 

SÉRVIA - BELGRADO

Com um passado difícil e um futuro cheio de possibilidades, a cidade, também conhecida como Pérola de Sérvia, tornou-se um destino tendência e tem conseguido atrair cada vez mais turistas. O bairro de Savamala é um excelente exemplo deste renascimento cultural: lá nasceram oficinas artísticas, pontos de encontro central e galerias, e é onde os jovens têm o prazer de trocar ideias na rua antes de retornar para trabalhar em suas recém criadas startups.

SUÉCIA - ESTOCOLMO

A capital sueca tem algo para todos: a partir do bairro metrossexual de Östermalm, uma área Hipster com inúmeras lojas de antiguidade e boutiques de design espalhadas por todos os lugares. No entanto, os Yuccies preferem Hornstull, localizada ao sul de Södermalm. Nesta área, o ar é efervescente, tudo pode acontecer a qualquer momento e jovens criativos começam a dar vida a seus negócios entre espressos e posts no Instagram.

HOLANDA - ROTTERDAM

Rotterdam é dinâmica, cosmopolita e muito na moda, uma cidade cheia de estímulos que não tem medo de se comparar com a irmã mais popular, Amsterdã. O bairro de Witte de Withstraat é a artéria que pulsa inovação e beleza no coração de Rotterdam, com muitas lojas de grife, de artesanato, galerias de arte contemporânea e museus de vanguarda. 

RÚSSIA - SÃO PETERSBURGO

São Petersburgo é uma cidade elegante, agitada e rica em história, que sempre foi capaz de combinar tradição e modernidade em formas icônicas inesquecíveis. No entanto, ao lado de ruas e becos agora pode-se encontrar workshops e centros criativos, onde a geração mais jovem exerce seus talentos e ditam as regras das novas tendências. A área de Nevsky Prospect é repleta de lojas e boutiques, mas também é um ótimo lugar para pessoas criativas e designers que se dividem entre seus escritórios e oficinas em Taiga, um espaço totalmente dedicado à arte contemporânea, não muito longe do imponente complexo Hermitage.

INGLATERRA - LONDRES

Para encontrar os Yuccies é preciso ir até Islington. Este bairro testemunha uma nova geração de jovens criativos dispostos a pagar caríssimo para morar em um apartamento minúsculo, só para ficar perto dos mais novos e descolados cafés, clubes noturnos e bares. Islington é legal, mas não é esnobe e mantem intactas as características rústicas do bairro que faz você se sentir em casa. Mas é preciso fazer uma visita o mais rápido possível, antes que os Yuccies transformem o bar local em uma loja de sucos orgânicos.

ESTADOS UNIDOS - SAN FRANCISCO

O conceito de startup praticamente nasceu em San Francisco, então o melhor lugar para conhecer a última geração de jovens brilhantes e esperançosos em transformar suas paixões em algo rentável. SoMa é um bairro Yuccie por definição, frequentado por aqueles que vivem de startups, da economia da internet e tecnologia, criam aplicativos revolucionários e trabalham nos bastidores de redes sociais ou em empresas de sucesso. Entre uma reunião no escritório compartilhado e uma corrida na praia, eles são frequentemente encontrados em galerias e museus.

ALEMANHA - HAMBURGO

Não é somente Berlin que é uma cidade animada e cosmopolita, aberta a mudanças e com uma cena artística efervescente. Hamburgo ganhou a medalha de cidade que está na vanguarda das tendências e que atrai para si mesmo, como um ímã poderoso, jovens talentosos, abundância criativa e muitos Yuccies. O bairro de Sternschanze é um exemplo desta explosão cultural. Galerias independentes, boutiques e espaços de trabalho compartilhados, além de restaurantes de cozinha turca, cafés com um charme retro e lojas de design de móveis: o estilo urbano de Hamburgo e seu caráter hippie combinam perfeitamente.

ITÁLIA - MILÃO

Famosa por suas passarelas e casas de moda internacionais, áreas como Brera e Isola, ou o mais moderno Hangar Bicocca e Fondazione Prada, atraem hordas de jovens descolados. No entanto, é a área de Tortona de Milão que reúne o maior número de Yuccies por metro quadrado. O incrível Fuorisalone acontece aqui e ao longo dos anos galerias de artistas locais, workshops, lojas, cafés e restaurantes da moda têm surgido neste bairro. 

TURQUIA - ISTAMBUL

Istambul é sempre um dos primeiros a incorporar novas tendências e sempre tem uma grande força e capacidade de transformá-las em algo próprio e único. Os jovens são modernos, mas muitos são Yuccies também: alguns criaram raízes no bairro com a sua própria startup e começaram uma nova comunidade de talentos no coração da cidade. Cihangir é o bairro que melhor tem acolhido estes jovens criativos que a cada dia desenvolvem algo novo. O subir e descer de escadas nos becos desta área com boutiques de designers emergentes, lojas de design e clubes noturnos é um paraíso para os anti hipsters da Turquia. Os Yuccies de Istambul gostam de uma pausa para o café, aproveitando a sombra das pérgulas verdes brilhantes durante os dias quentes.

ESPANHA - BARCELONA

Se mesmo com a influência Hipster, o bairro Gracia consegue manter as características da região intactas, Sant Antoni começa a mostrar os primeiros sintomas da influência Yuccie. O lugar onde a modernidade e a tradição se juntaram nos últimos anos, tem assistido a um verdadeiro renascimento cultural. Os jovens tomaram conta da área, abriram seus negócios próprios e conquistaram para Sant Antoni a medalha de bairro mais badalado de Barcelona.

AUSTRÁLIA - SIDNEY  

A Austrália é um daqueles lugares do mundo nos quais os Yuccies se sentem à vontade. Cidade futurística, paisagens maravilhosas e múltiplos espaços criativos onde cada um pode expressar seu próprio talento. Sidney é moderníssima e sua atividade artística está entre as mais interessantes do mundo. Centros dedicados à arte contemporânea, à vanguarda e às novas tecnologias encontram-se por todas as partes e neles, não faltam Yuccies. Principalmente em Alexandria, que passou de bairro sem brilho a distrito super moderno.

EMIRADOS ÁRABES UNIDOS - DUBAI

Se há uma tendência no ar, Dubai a acolhe e, constrói algo ainda mais grandioso. Não só hotéis extra luxuosos e arranha céus deslumbrantes, em Dubai está nascendo o maior centro de negócios do planeta.  O “Design District”, ou d3, é o local que se prepara para receber a EXPO no ano 2020 que conectará os jovens talentos locais com as grandes empresas internacionais num fluxo contínuo de criatividade e inovação. Galerias, laboratórios, oficinas, boutiques e locais super modernos que logo formarão o chamado “bairro das maiores tendências do mundo”. Visite a Ghaf Kitchen para provar a culinária local num ambiente magnífico e visite as galerias de arte abertas recentemente. Dentro de poucos meses haverá uma verdadeira e própria comunidade de criativos instalada neste bairro e Nova Iorque ficará só na lembrança. 

Recomendado para você

Comentários