15/12/2017 20:29:00 - Atualizado em 15/12/2017 20:38:00

Vai viajar? Veja o que precisa ser revisado no seu carro antes de pegar a estrada

Thalita Archangelo/RedeTV!

Foto: Reprodução/Pexels

O período das festas de fim de ano chegou e o fluxo nas estradas tende a aumentar. Com isso, o Natal e o Ano Novo acabam sendo responsáveis por um elevado número de acidentes nas estradas.

Além da imprudência no trânsito, a falta de revisão dos veículos é um dos principais motivos dos acidentes. Em dezembro de 2015, o Infosiga (Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo) registrou 494 óbitos decorrentes de acidentes no estado. Em 2016, o registro foi maior - 512 vítimas no último mês do ano.

De acordo com Renato Romio, Chefe da Divisão de Motores e Veículos do Instituto Mauá de Tecnologia, é importante disponibilizar um tempo antes de pegar a estrada para fazer uma revisão no veículo porque "nas rodovias o socorro pode ser difícil e demorado. O veículo é utilizado em condições de maior velocidade e potência. Isso pode acelerar uma quebra ou mesmo pode ser perigoso no caso de alguma falha mais grave".

É importante ficar atento e Romio lista os itens essenciais para se ter uma viagem tranquila e segura:

Água do radiador: O radiador é o dispositivo que serve para trocar o calor entre o ar do ambiente e a água que circula na máquina. O calor do motor é roubado pela água, que por sua vez é resfriada pelo ar. Se o nível do líquido estiver abaixo do mínimo, está na hora de completar.

Água do limpador dos vidros: Para verificar o nível da água neste dispositivo, procure uma tampinha amarela ou laranja na parte da frente, próximo ao motor. Geralmente a tampa possui um desenho de um parabrisa com o jato de água, e fica no canto extremo direito ou esquerdo de seu carro.

Óleo: O prazo para a troca do óleo é diferente para cada modelo. Por isso, o ideal é sempre consultar o Manual do Proprietário. Geralmente, em condições de rodagem ideal, a troca é aconselhada a cada um ano.

Freios: O nível do fluído dos freios deve ser checado e qualquer anormalidade deve ser investigada melhor, bem como suas pastilhas que devem receber atenção do condutor.

Direção Hidráulica: O maior índice de defeitos que ocorre nas direções hidráulicas é o vazamento de óleo, devido ao desgaste natural dos componentes internos. Esse defeito não pode ser reparado e as peças devem ser substituídas. Fique atento.

Pressão dos pneus: O manual do seu carro indica qual a calibragem ideal para o pneu. Não esqueça de checar esse item antes de pegar a estrada.

Correias: Por conta da presença de diversos tipos de correia nos veículos, é importante não esquecer de nenhuma delas: dentada, alternador, ar condicionado e direção hidráulica. Além disso, é importante ficar atento à pressão sobressalente dos pneus, o que para Romio é o item de revisão mais negligenciado.

Quanto a frequência das vistorias nos veículos, o Chefe da Divisão de Motores e Veículos do Instituto Mauá de Tecnologia lembra que ela depende do tempo de uso e da distância percorrida. "O manual do veículo informa o prazo adequado, mas em geral são a cada 10.000 km ou 1 ano".

Se mesmo com todos os cuidados antes da viagem algo inesperado acontecer, é importante estar preparado. Renato Romio recomenda que os motoristas levem no carro itens de segurança como macaco, chave de roda e triângulo de sinalização. "Um telefone celular é indispensável também", afirma ele. Além disso, é importante manter por perto o telefone da concessionária que cuida rodovia ou de algum lugar que possa fornecer ajuda.

Veja também!

Policiamento do Trânsito de SP troca de comando

Recomendado para você

Comentários