02/12/2020 18:01:00 - Atualizado em 02/12/2020 18:02:00

Surto de gafanhotos atinge Rio Grande do Sul durante seca

Redação/RedeTV!

Espécie se alimenta de mata nativa, mas não ameaça agricultura 

(Foto: Divulgação/Seapdr)

O Rio Grande do Sul está enfrentando a maior seca desde 2002, com isso, um surto de gafanhotos está ocorrendo no estado. No entanto, a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), esclarece que os insetos se alimentam de mata nativa e não representam um risco pra agricultura.

De acordo com um documento divulgado pelo instituto, a ocorrência dos animais acontece principalmente devido ao clima seco e à baixa precipitação acumulada nas últimas safras de verão. Apesar disso, tratam-se de espécies endêmicas, de ocorrência natural e que normalmente não são pragas de importância agrícola.

As principais espécies de gafanhotos encontradas são Zoniopoda iheringi e ninfas de Chromacris speciosa. Elas ficam concentradas principalmente em áreas de mata nativa e vegetação espontânea.

Ainda de acordo com a Seapdr, especialistas estão atuando para a delimitação das ocorrências. Estão sendo preparadas soluções casco as infestações configurem risco de dano econômico à produção agropecuária.

Veja também!

>>> Bandidos promovem madrugada de terror em Cametá no Pará

>>> Flamengo perde nos pênaltis para o Racing e se despede da Libertadores

>>> Ministério da Saúde anuncia plano de vacinação contra Covid-19

Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube

Recomendado para você

Comentários