29/05/2017 07:36:00

Seca no semiárido deixa metade dos reservatórios abaixo de 10%

Redação/RedeTV!


(Foto: Pedro França/Agência Senado/Arquivo)

O acúmulo de água dos reservatórios da região do semiárido brasileiro segue em queda e representa, atualmente, apenas 17% de sua capacidade total. A situação é ainda mais crítica em metade desses reservatórios, que operam com menos de 10% do seu acúmulo máximo. Os dados fazem parte de um relatório elaborado pelo Instituto Nacional do Semiárido (Insa) e pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Segundo o estudo, que abrange uma área habitada por 24 milhões de pessoas em 1.133 municípios, 2017 é o sétimo ano consecutivo de seca na região. Por isso, dos 33 bilhões de m³ de capacidade de acúmulo de água que todos os reservatórios têm, apenas 5,6 bilhões de m³ estão em uso.

O levantamento incluiu dados dos sistemas dos estados do Ceará, Alagoas, Bahia, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. Os pernambucanos, de acordo com os números, apresentam menos de 5% da capacidade atualmente. O maior reservatório do semiárido do estado, açude Engenheiro Francisco Saboya, tem somente 2,3% de água. Já os paraibanos operam com cerca de 10% no total.

Recomendado para você

Comentários