04/10/2017 06:54:00

Rio de Janeiro tem mais de 700 mortos pela polícia entre janeiro e agosto

Redação/RedeTV! com Agência Brasil


Comunidade da Rocinha (Foto: ABr/Arquivo)

O Rio de Janeiro registrou entre janeiro e agosto deste ano 712 mortes ocasionadas pela polícia. O dado faz parte de um levantamento divulgado na segunda-feira (2) pelo Instituto de Segurança Pública (IPS) do estado.

O número contabilizado em 2017 é relacionado aos casos registrados em delegacias da Polícia Civil cariocas. Com isso, o Rio apresenta um crescimento de 30% no número de mortos por oficiais em relação ao mesmo período do ano passado. Além disso, o dado deste ano é o maior registrado desde 2010. Em 2009, o mesmo período teve 723 mortos por policiais.

Nas últimas semanas, a situação da segurança pública no Rio de Janeiro se agravou, fato que levou o estado a ter a ajuda das Forças Armadas. O problema se agravou com mais intensidade na comunidade da Rocinha.

Os conflitos no local se intensificaram com a tentativa de invasão, no dia 17, do grupo de aliados do traficante Antônio Francisco Bonfim Lopes, o Nem da Rocinha, para a retomada do comando do tráfico de drogas no local, que foi assumido por Rogério Avelino da Silva, o Rogério 157, ex-segurança de Nem. Houve intensos tiroteios que deixaram moradores em pânico, crianças sem aulas, unidades de saúde com atendimento suspenso e o comércio fechado.

Recomendado para você

Comentários