20/01/2020 17:13:00 - Atualizado em 20/01/2020 17:14:00

Projeto social no Pará atende nesta terça (21) pacientes com ''deformidades na face''

A classificação de ''deformidades na face'' inclui condições e síndromes que envolvem ossos, músculos e dentes

Nesta terça-feira (21), de 8h às 18h, 80 pessoas (muitas delas crianças) com lábio leporino, fissura palatina e prognatismo, entre outros, serão atendidas, em um sistema de mutirão, pelo Instituto Kikuchi, localizado no Apeú, no município de Castanhal, na Região Guamá, no Pará. 

Criado em 2016, o Instituto Kikuchi é uma entidade filantrópica que reúne, de Castanhal à região metropolitana de Belém, mais de 100 profissionais voluntários da área bucomaxilar para resolver de graça problemas complexos de pacientes com deformidades da face. A classificação de “deformidades na face” inclui condições e síndromes que, mais do que de efeito estético, envolvem ossos, músculos e dentes. Se não tratadas, podem prejudicar grave e irreversivelmente fala e mastigação, além de provocar óbvias mazelas psicológicas.

O projeto social é o único centro especializado do norte do país que presta esse tipo de atendimento sem cobrar nada de nenhum paciente (independentemente da classe social), com acompanhamento pleno e multidisciplinar em todas as fases do tratamento (cirurgias, aparelho ortodôntico, fonoaudiologia), o qual chega a durar anos e que, no total, custa no mínimo R$ 100 mil, se na rede particular. O mesmo tratamento completo não é oferecido na rede pública de saúde do Pará.

Junto com Kikuchi, atendem professores e estudantes de especialização do próprio Instituto. A renda do curso de pós-graduação é revertida para as atividades e manutenção do lugar. O plano é implantar mestrado ainda este ano.

Atualmente, são cerca de 500 pacientes fixos. Qualquer um pode agendar pelo telefone (91) 98845-8160 e será atendido em igual molde, desde que considerado clinicamente. Muitos hospitais públicos também fazem encaminhamento para lá.

Além disso, são atendidos 40 alunos de escolas públicas da Vila do Apeú, em parceria direta com as diretorias. Crianças identificadas com problemas podem não precisar de cirurgias no futuro, quando recebem intervenção até determinada idade.  As famílias têm metas conjuntas para se manter como beneficiárias do projeto, como frequência escolar e carteira de vacinação em dia.

EVENTO

Dias de 7 a 8 de maio, no Hotel Regente, em Belém, o Instituto Kikichu promoverá, para 250 especialistas, o 2 ª Ideas Worth Spreading (Idéias que Merecem ser Compartilhadas ) sobre biomecânica racional na solução de casos concretos de deformidades da face, um evento totalmente filantrópico, com palestrantes nacionais e internacionais que virão a Belém sem cobrar. As inscrições servirão para angariar fundos para o projeto social.

A palestrante mais importante é a dinamarquesa Birte Melsen, um dos nomes da ortodontia mundial hoje em dia. Professora e Presidente do Departamento de Ortodontia da Faculdade Real, em Aarhus, na Dinamarca há 35 anos, é autora de mais de 300 artigos científicos.

Veja também!

>>> Guedes participa nesta segunda (20) de abertura do Fórum Econômico em Davos

>>> Receita recupera R$ 5,2 bilhões em dívidas de empresas com o Simples

>>> Após fuga de presos, fronteira com Paraguai tem policiamento reforçado

Assista aos vídeos da RedeTV! no YouTube e inscreva-se no canal!

Recomendado para você

Comentários