22/05/2015 18:40:00 - Atualizado em 22/05/2015 21:47:00

Professores da rede estadual de SP mantêm greve e fazem ato no centro

Agência Brasil

Os professores da rede estadual de ensino de São Paulo  terminaram o ato de forma pacífica às 18h30 na Praça da República em frente à sede da Secretaria de Educação, no  centro da cidade.

Durante a caminhada, houve um princípio de tumulto na Rua da Consolação, quando um pequeno grupo de manifestantes invadiu a pista contrária e bloqueou a avenida nos dois sentidos. A Polícia Militar tentou liberar a avenida, mas os manifestantes insistiram, jogando garrafas em direção à polícia, que decidiu recuar. Pouco tempo depois, a via foi liberada e o grupo se juntou aos demais professores. Depois disso, o ato seguiu pacífico até o centro. Os professores decidiram hoje (22), em assembleia, manter a greve iniciada no dia 13 de março.

Por meio de nota, a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo lamentou o resultado da assembleia dos professore e disse que, nas reuniões com os sindicalistas, até agora vem “reiterando o compromisso pela construção de uma nova política de reajuste de salário com a garantia da data-base em julho”. Para a secretaria, a greve “visa a prejudicar pais e alunos”.

Corte de ponto

Desde o dia 5 de maio, os docentes em greve começaram a receber desconto nos salários pelas faltas nas aulas. Na última decisão judicial sobre o tema, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) liberou o corte de ponto. A Apeoesp tenta recurso no Supremo Tribunal Federal (STF) para reverter a decisão.

Recomendado para você

Comentários