16/01/2017 07:17:00

Presídios federais de segurança máxima funcionam com ocupação próxima do limite adequado

Redação/RedeTV! com Agência Brasil

Os cinco presídios federais de segurança máxima do Brasil estão próximos de atingir o número de presos considerado adequado para operação. Segundo reportagem desta segunda-feira (16) do jornal O Globo, o país registra atualmente 529 detentos de um total de 832 vagas disponíveis. O chamado “limite ideal” corresponde a 75% da lotação máxima. A União trabalha com 63% da capacidade.

Os números ainda não incluem 104 chefes de facções criminosas que tiveram a solicitação de transferência feita pelos governos estaduais em 2016. Todas ainda estão pendentes de aprovação. Além disso, a crise penitenciária que atinge o país neste início de ano, com rebeliões e mortes em penitenciárias do Amazonas, Rio Grande do Norte e Roraima, deve elevar o número de pedidos de transferência de chefes de facções que atuam dentro das penitenciárias.

Especialistas trabalham com o “limite ideal” de 75% da capacidade das prisões de segurança máxima exatamente para que a administração pública consiga atender demandas emergenciais, caso da crise vivida nos primeiros dias de 2017.

O caso mais recente de rebeliões pelo país aconteceu entre o sábado (14) e domingo (15) na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, instalada na região metropolitana de Natal, no Rio Grande do Norte. Autoridades locais confirmaram a morte de 26 pessoas.

Sobre a possibilidade de transferência de líderes da rebelião para outros presídios, o secretário estadual de Segurança Pública e Defesa Social Caio César Marques Bezerra disse que elas vão acontecer se houver necessidade, mas que ainda é cedo para se ter uma posição oficial. “As transferências serão realizadas de acordo com o resultado das investigações e vão ocorrer se for necessário”, falou.

Recomendado para você

Comentários