15/10/2019 11:19:00 - Atualizado em 15/10/2019 16:49:00

Prédio residencial de 7 andares desaba em Fortaleza

Redação/RedeTV!

Corpo de Bombeiros está no local; uma morte foi confirmada até o momento


Prédio desabou em área nobre de Fortaleza — (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Um prédio residencial de sete andares desabou na manhã desta terça-feira (15), no cruzamento na Rua Tibúrcio Cavalcante com Rua Tomás Acioli, no Bairro Dionísio Torres, área nobre de Fortaleza, Ceará

Até a última atualização da reportagem, uma morte havia sido confirmada. Ao menos nove pessoas feridas foram resgatados com vida, entre eles uma senhora de 60 anos e um jovem de 20 anos. Segundo os bombeiros, 10 vítimas permanecem desaparecidas sob os escombros.

O Corpo de Bombeiros estima que entre 10 a 15 moradores estavam no local quando a estrutura ruiu. O trabalho de resgate às vítimas está sendo feito por ao menos 11 ambulâncias do Samu, quatro ambulâncias dos bombeiros e três equipes de salvamento e resgate do Corpo de Bombeiros. Policiais militares, equipes da Defesa Civil e agentes de trânsito também auxiliam com os salvamentos no local.

Um helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) foi disponibilizado para auxiliar no transporte de feridos.

O colapso da queda do edifício provocou danos em construções vizinhas e também forçou o desligamento da distribuição de energia na região.

Equipes continuam vasculhando os escombros em busca de outras vítimas. De acordo com Emerson Tchalian, repórter do RedeTV News que está no local cobrindo as últimas informações do caso, os soterrados nos escombros estão "pedindo socorro" via celular. A informação foi dada ao programa 'Olga'. 

Confira a entrevista:

Governador cancela agenda

O governador do Ceará, Camilo Santana, que cumpria agenda nesta terça em Brasília, cancelou os compromissos para retornar para a capital cearense.

Em nota, a Prefeitura da capital informa que um plano de contingência foi montado para atender as vítimas. Profissionais do maior hospital de emergência do Ceará, o Instituto Dr. José Frota (IJF), foram acionados para ficar de prontidão para os atendimentos. Outras equipes de três unidades de saúde (UPA, Frotinhas e Gonzaguinhas) também auxiliam. O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, já está no local e acompanha o resgate. 

Desabamento e risco de explosões

De acordo com informações preliminares, o prédio era habitado e tinha sete andares, além da cobertura. Testemunhas relatam que viram pessoas dentro do condomínio no momento do desabamento. Após o ocorrido, muitos moradores saíram correndo de dentro do local. O vídeo acima mostra os destroços momentos após a queda.

Pedestres que passavam na hora do desabamento e que tiveram ferimentos leves foram levados para clínicas próximas ao local, segundo a PM. Carros que estavam estacionados na rua também foram atingidos por destroços.

Prédio residencial desaba no Bairro Dionísio Torres, em Fortaleza - (Foto: Reprodução/Twitter)

O Corpo de Bombeiros solicitou a todos os moradores da região que deixassem suas residências. Segundo os bombeiros,  há risco de explosões devido a um possível vazamentos de gás, além do risco de choque elétrico devido aos fios de energia espalhados pela rua.

Por conta do desabamento, um trecho da Avenida Antônio Sales até a a Avenida Tomás Acioli está bloqueado. 

Possível reforma 

Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (Crea-CE) afirma ter sido notificado de que o prédio que desabou nesta terça-feira (15) em Fortaleza passaria por obras de manutenção.

Em entrevista à Agência Brasil, o presidente do órgão, Emanuel Maia Mota, informou que o profissional responsável pela obra registrou, junto ao conselho, a necessária Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) – documento que define os responsáveis técnicos pelo empreendimento de engenharia, arquitetura e agronomia.

Entrevistado por telefone enquanto se deslocava para o cruzamento das ruas Tibúrcio Cavalcante com Tomás Acioli, no bairro Dionísio Torres, onde o Edifício Andréa desabou, Mota disse aguardar informações para confirmar se a obra chegou a ser iniciada. Se confirmado que a manutenção já tinha começado, o conselho instalará um processo para verificar a conduta do profissional responsável, que também pode vir a responder criminalmente pelo ocorrido.

“O que sabemos é que, recentemente, ocorreu manutenção nos elevadores e que há poucos dias foi registrada a ART de uma reforma, sem muitos detalhes sobre o que seria feito. Ou seja, tudo indica que aquele prédio estava passando por reformas”, disse Mota, destacando ainda ser cedo para apontar a causa do desmoronamento. Uma equipe técnica do CREA-CE se encontra no local do desastre, realizando uma avaliação inicial no perímetro do desabamento.


Prédio tinha sete andares; antes e depois do desabamento - (Foto: Montagem/RedeTV!/Reprodução)

Veja também!

>>> Governo libera R$ 7,27 bi do Orçamento com recursos do petróleo

>>> Bahia decreta estado de emergência por manchas de óleo no litoral

>>> Campeonato Brasileiro: Veja o resultado das rodadas do fim de semana

Assista aos vídeos da RedeTV! no YouTube e inscreva-se no canal!

Recomendado para você

Comentários