19/01/2017 06:54:00

PCC tem um terço de membros concentrados nas regiões Norte e Nordeste

Redação/RedeTV!

Um em cada três membros do PCC (Primeiro Comando da Capital) está nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. Nascida no estado de São Paulo, a facção vem apresentando um forte aumento de membros em estados como o Rio Grande do Norte, local onde ocorreu uma das rebeliões que deixou diversos mortos neste início de ano.

Dados do Centro de Segurança Institucional e Inteligência do Ministério Público de São Paulo, obtidos por reportagem do portal UOL, mostram que em agosto de 2016, cerca de 7.000 membros do PCC estavam em território paulista. Paraná aparece na sequência, com ceca de 2.100 membros. Já o Ceará figura na terceira posição do mapeamento, com 1.396.

Somente o Nordeste conta com 3.818 pessoas filiadas à facção. Somados aos dados do Norte, o total de membros do PCC nas regiões chega a aproximadamente 6 mil. No geral, 43% dos criminosos estão concentrados no Sudeste Brasileiro, ante os 33% de Norte e Nordeste, quase 16% do Sul do país e 7% no Centro-Oeste.

Desde o primeiro dia de 2017, diversas rebeliões têm sido registradas em presídios do Brasil. Um dos principais motivos apontados para os motins, que já resultaram em dezenas de mortes, seria uma guerra entre facções rivais, como o PCC e a FDN (Família do Norte) em Roraima e no Amazonas. 

Recomendado para você

Comentários