07/12/2017 08:15:00 - Atualizado em 07/12/2017 09:17:00

Parentes raspam cabeça para apoiar mulher que luta contra câncer na BA

Sara Oliveira/RedeTV!

Em tratamento contra um linfoma, a assistente social Moema Souza, de 49 anos, foi surpreendida após seus irmãos e um cunhado aparecem em sua casa com a cabeça raspada para demonstrar apoio e união depois que ela perdeu os cabelos por conta da quimioterapia. A surpresa emocionante foi registrada em vídeo, publicada no Facebook e ultrapassou 95 mil visualizações desde a última quarta-feira (29).

Nayara Souza, que aparece na gravação (ao lado dos irmãos Emanuel, Érica e Anália, além do marido, Luiz), contou que a emoção tomou quando Moema, que é caçula de 16 irmãos, viu que todos estavam carecas. "Ela ficou muito emocionada e o choro veio em seguida, mas logo começamos a nos abraçar e sorrir - a energia, a luz que nos envolvia acabava com qualquer tristeza", diz ela ao portal da RedeTV!. "Ela, que já sabia que estávamos todos juntos em comunhão de pensamento positivo e com a fé dobrada em Deus, só agradecia e falava que era amor incondicional, verdadeiro amor".

Érica, Nayara, Moema, Emanuel e Anália e cunhado Luiz (da esquerda para a direita) (Foto: Reprodução/Facebook)

Em seguida, a irmã relata, os familiares foram até o centro da cidade onde moram, a pequena Maracás, no interior da Bahia, para tirarem fotos juntos: "Logo tratamos de carregá-la para o centro para tirarmos as lindas fotos que tiramos. No dia seguinte ela nos falou que havia acordado ainda mais forte que antes".

Diagnosticada com o câncer no pulmão em junho deste ano, Moema fazia trabalho voluntário - que precisou ser interrompido - em uma cidade vizinha quando descobriu a doença. Ao saber que o tratamento levaria à perda dos cabelos, disse para a irmã que não se incomodava, pois "cresceria novamente e ela queria a cura". 

Nayara conta que o plano de ficarem carecas nasceu aos poucos e sem querer, mas quando viram a maioria irmãos já estava disposta a raspar a cabeça. "Eu e alguns irmãos pensamos, sem falar um com o outro: quando ela ficar careca vou cortar o meu cabelo!", explica ela, acrescentando que colocaram a ideia em ação assim que Moema raspou os cabelos que ficaram após o início do tratamento: "Tinha chegado a hora de sermos solidários e mostrar que o cabelo não é nada comparado ao amor e união que devemos ter nesta hora para transmitir a ela".

Para felicidade da família, o tratamento, que deve durar até março do ano que vem, já tem mostrado sinais positivos. "Já está na metade e com mais de 50% de cura, graças a Deus", comemora Nayara.

(Foto: Reprodução/Facebook)

Além de demonstrar seu apoio à irmã, Nayara diz que a homenagem também teve outra motivação: "servir de exemplo para outras famílias que passam pelo que estamos passando". "O que também nos fez tomar essa atitude foi em prol de outras pessoas que tiveram câncer e não têm esse apoio da família. Isso mexeu com a gente. Então a gente quis também transmitir essa mensagem para esses familiares".

Segundo ela, houve também muita repercussão nas ruas de Maracás: "Muita gente conhecida nos abraçou com aquela satisfação, demonstrando a gratidão, o reconhecimento de uma expressão de amor. O vídeo tomou uma proporção que a gente não esperava".

Na rede social, Moema, que continua fazendo quimioterapia em Salvador a cada 15 quinze dias, compartilhou as fotos ao lado dos parentes e declarou: "Fica um exemplo de que só verdadeiramente juntos podemos superar um desafio tão grande".

(Foto: Reprodução/Facebook)

(Foto: Reprodução/Facebook)

(Foto: Reprodução/Facebook)

Recomendado para você

Comentários