27/03/2015 07:44:00 - Atualizado em 27/03/2015 14:06:00

'Nós, Madalenas': série fotográfica aborda o que é ser mulher no Brasil

Por Luís Adorno/RedeTV!

Em um ensaio fotográfico feminista, mulheres cobram igualdade de gênero e expõem a dor de viver sob uma sociedade considerada por elas “machista, excedente e preconceituosa”. Trata-se do projeto “Nós, Madalenas”, idealizado pela fotógrafa Maria Ribeiro, de 29 anos. Nele, as modelos escolhem uma palavra para escrever em seu corpo e que simbolize sua luta diária de liberdade e resistência em meio a uma “sociedade patriarcal”.

Em entrevista ao portal da RedeTV!, Maria Ribeiro afirma que as primeiras modelos a posarem foram suas amigas e também amigas das amigas. Depois, foi criado um Tumblr e uma página no Facebook para divulgação do projeto, que tem mais de 2,7 mil curtidores. “Todos os dias, novas mulheres pedem para participar. É um projeto aberto e não há nenhuma seleção ou critério para participação. Todas as mulheres são bem vindas”, afirma a fotógrafa.

Além de desenvolver um trabalho artístico que expressa o sentimento das mulheres em relação ao feminismo na atualidade, Maria quer que o projeto se transforme em um livro e em uma exposição fotográfica. “O objetivo é ser mais um instrumento de empoderamento, de vitalidade e de luta feminina, para que cada vez mais caminhos sejam abertos para a conscientização do tema”, diz Maria.

"Todas as mulheres que vieram fotografar têm consciência de que as fotos seriam expostas. O projeto recebeu vários comentários machistas na internet quando obteve maior visibilidade, mas nenhuma participante se abalou quanto a isso. Se expor é realmente um ato de coragem e cada encontro que tenho com as fotografadas me enriquece como artista e como pessoa”, afirma. “Penso que é um sinal de que essas mulheres já passaram da fase de se intimidarem ou se calarem diante de manifestações racistas e preconceituosas”, complementa.

Maria explica a origem do nome da série fotográfica. "'Nós', pela nossa condição de mulheres. É um símbolo de que estamos todas juntas nessa mesma condição e estamos unidas para lutar pelos nossos direitos. E 'Madalenas' por uma referência da própria Madalena, que é historicamente uma mulher incompreendida, vítima de estigmas, preconceitos, rótulos e julgamentos, como a mulher ainda se encontra na atual sociedade patriarcal”.

O projeto já existe há oito meses e tem mais de 60 retratos registrados pela lente de Maria Ribeiro. “Consegui um espaço para fazer as fotos e continuamos sem nenhum apoio até o momento. Completamos oito meses de projeto e mais de 60 retratos realizados com mulheres de todas as cores, raças e idades”, diz. Um projeto como esse além de divulgar a ideia, abrir discussão sobre o tema e conquistar espaço, tem ainda uma forte influência nas mulheres que participam ou se envolvem com ele de alguma forma. Ele é empoderador, encorajador e gratificante para todas as envolvidas”, defende.

As fotos são realizadas em São Paulo. Para participar, basta entrar em contato pela página do Facebook ou enviar um email para: contato@mariaribeiro.me.

 

Recomendado para você

Comentários