17/03/2018 18:51:00 - Atualizado em 17/03/2018 20:58:00

Norma que mudava regras para renovar CNH será revogada, diz governo

Redação RedeTV

O Ministério das Cidades informou na noite deste sábado (17) que a norma que mudava as regras para a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) será revogada.

Pela resolução, que entraria em vigor em 5 de junho, motoristas que fossem renovar a CNH precisariam fazer um curso teórico e uma prova, além do exame médico, garantir a habilitação para dirigir. A medida gerou muitas críticas, principalmente nas redes sociais. 

Como ia ficar com a mudança:
  • Os prazos não mudam;
  • Passa a ser exigido um curso teórico de 10 horas/aula (máximo de 5 horas/aula por dia);
  • Pode ser feito de forma presencial ou à distância;
  • Se for à distância, precisa ser concluído em 5 dias;
  • Depois, é preciso fazer prova teórica presencial, com 30 questões de múltipla escolha;
  • Motorista deve ter 100% de frequência no curso e 70% de acertos no exame;
  • Ainda não há definição sobre mudanças no preço da renovação

"Esclarecemos que a medida é tomada com todo respeito ao trabalho da Câmara Temática de Educação, Habilitação e Formação de Condutores, ao trabalho realizado pelo Contran e todos os profissionais envolvidos. Neste sentido, informa-se que os técnicos do Denatran, do Ministério das Cidades, seguirão na busca de alcançar o objetivo de promover a cada vez mais a segurança dos usuários de trânsito, mas sempre com  absoluto foco na simplificação da vida dos brasileiros e na constante busca pela redução de custos de forma a não afetar a rotina dos condutores que precisam renovar suas carteiras de habilitação/CNHs por todo o Brasil", diz nota do Ministério das Cidades

Recomendado para você

Comentários