07/10/2017 09:25:00

Mais de 70% deixariam Rio de Janeiro para fugir da violência, diz pesquisa

Redação/RedeTV!

(Foto: Agência Brasil)

Pesquisa Datafolha realizada nesta semana aponta que 72% dos entrevistados deixariam de viver no Rio de Janeiro por causa da violência. O levantamento foi feito com moradores de várias faixas socioeconômicas e diferentes regiões em 3 e 4 de outubro, 10 dias após o intenso conflito na favela da Rocinha.

Ainda de acordo com o estudo, ao menos 67% das pessoas relataram ter ouvido algum disparo com arma de fogo recentemente. Outros 30% viram alguém atirando, 24% tiveram amigos ou parentes baleados e, por fim, 5% disseram ter sido vítimas de disparos.

Um em cada quatro entrevistados também afirmou haver toque de recolher perto de casa e um terço mudou a rotina nas últimas semanas. Entre eles, 10% disseram não ter saído de casa, enquanto 5% preferiram apenas não sair à noite. Outros 4% mudaram seus horários e 3% alteraram o trajeto percorrido diariamente. 

Sobre a sensação de segurança, a maioria se sente “muito insegura” 24 horas por dia na cidade. Quando questionados sobre o bairro onde vivem, 40% afirmaram se sentir muito inseguros durante o dia e 63% à noite. Na cidade, os números são ainda maiores: 53% de dia e 78% durante a noite.

O levantamento mostrou ainda que mulheres se sentem menos seguras que os homens tanto em seus bairros como na cidade. Moradores das zonas norte e central se sentem menos seguros em seus bairros.

No total, a pesquisa entrevistou 812 pessoas. A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.

Jorge Lordello: "843 áreas do Rio de Janeiro estão dominadas por bandidos"

Recomendado para você

Comentários