16/10/2019 12:03:00 - Atualizado em 16/10/2019 12:19:00

Laudo confirma presença de óleo em tartarugas encontradas mortas no Piauí

Redação/RedeTV!

Duas tartarugas foram encontradas com conteúdo escuro e manchas na mucosa intestinal, sugestivo de óleo, diz Instituto Tartarugas do Delta


Instituto Tartaruga do Delta confirma presença de oléo em tartarugas encontradas mortas no Piauí — (Foto: Divulgação/Instituto Tartaruga do Delta)

Uma necropsia confirmou a presença de óleo em duas tartarugas que foram encontradas mortas no Piauí. O resultado foi divulgado na manhã desta terça-feira (16), pelo Instituto Tartarugas do Delta. Até o momento, 11 animais da espécie foram achados mortos em praias do estado nos últimos cinco dias. As manchas de óleo já atingiram sete pontos do litoral piauiense.

O laudo confirmou que as tartarugas foram encontradas com a presença de conteúdo escuro e manchas na mucosa intestinal, sugestivo de óleo. 

No início da tarde segunda (15), oito tartarugas foram encontradas mortas no Piauí. No entanto, outros três animais foram achados mortos em Luís Correia, no norte do estado. Os animais mortos foram localizados nas praias da Pedra do Sal em Parnaíba, e Praia Peito de Moça, em Luís Correia.


Necropsia confirma presença de óleo em tartarugas encontradas mortas no Piauí — (Foto: Divulgação/Instituto Tartaruga do Delta)

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e o Instituto Tartarugas do Delta negaram anteriormente a ligação dessas mortes com as manchas de óleo. A justificativa era de que, em períodos de maré alto, seria comum encontrar animais mortos nas praias. 

Tragédia ambiental no nordeste

As manchas de óleo têm poluído o litoral do Nordeste brasileiro desde o início de setembro, mas já foram notadas no final de agosto. A primeira localidade onde, segundo o relatório do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a contaminação foi comunicada, foi na Praia Bela, em Pitimbu (PB), onde os fragmentos de óleo foram avistados no dia 30 de agosto. A partir daí, a substância escura e pegajosa se espalhou pelos nove estados do Nordeste (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe).

Veja também!

>>> Bolsonaro anuncia 13° para beneficiários do Bolsa Família

>>> STF tem dois votos pela condenação de Geddel no caso dos R$ 51 milhões

>>> Tudo indica que o prédio que desabou no Ceará estava em reformas, diz presidente do CREA

Assista aos vídeos da RedeTV! no YouTube e inscreva-se no canal!

Recomendado para você

Comentários