03/12/2021 21:52:00

Jaboatão dos Guararapes recebe prêmio da ONU

Redação RedeTV!

Município foi premiado por dois anos consecutivos 

(Foto: Chico Bezerra/PJG)

No dia 13 de dezembro, o prefeito do município pernambucano de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, participará da cerimônia de premiação do United Nations Public Service Awards da Organização das Nações Unidas (ONU) em Dubai. Em 2019 e 2020 a cidade foi a única brasileira a receber o prêmio, que reconhece as iniciativas públicas que promovem ações de destaque nas áreas de direitos humanos e erradicação da pobreza. 

Essa será a segunda vez que Jaboatão recebe a premiação por excelência no serviço. O prefeito Anderson Ferreira disse em entrevista ao Portal da RedeTV! que os prêmios reforçam o resultado de muito trabalho. “É motivo de orgulho para qualquer gestor receber um prêmio da ONU na categoria de Excelência em Gestão no Serviço Público. Dois prêmios em anos consecutivos com a chancela de uma instituição como as Organizações das Nações Unidas é algo que não daria para imaginar,” declarou o chefe do Executivo.

O Coleta Seletiva, projeto premiado em 2019, permite que os catadores trabalhem com as mínimas condições, com galpões que possuem equipamentos necessários, caminhões e bicicletas. Em 2020, o Programa Jaboatão Prepara lançado em 2017, recebeu o prêmio, o projeto iniciou com mil alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e atualmente conta com dois mil que assistem aulas todos os sábados, focadas em temas específicos para a preparação dos vestibulares das escolas técnicas federais e estaduais. 

(Foto: Chico Bezerra/PJG)

Para o prefeito, o prêmio é um reconhecimento que gera um incentivo. “Mostramos que é possível transformar a vida das pessoas através de ações sérias, com um olhar especial para a parcela da população mais carente. Nossas equipes que atuam diretamente no Programa de Coleta Seletiva e na Educação passaram a se empenhar mais porque sabem que um prêmio não significa que o trabalho chegou ao limite.” Anderson ainda ressalta que após esses prêmios os participantes dos projetos passaram a ter uma maior dedicação para que os programas passassem a ter outra dimensão. “Se o poder público mostra na prática que está disposto a ajudar, quem está participando se sente motivado em apresentar resultados.”

Com o projeto na área da educação, o município hoje tem um dos melhores índices no Ideb e cerca de 85% dos estudantes que se inscrevem em vestibulares são aprovados. 

O reconhecimento da ONU gerou parceira de empresa privada com a prefeitura para os programas do município que deve possibilitar que Jaboatão tenha a maior planta de reciclagem de resíduos sólidos da América Latina. 

Anderson declarou que a prefeitura segue planejamento a implantação de outros projetos, e trabalhando para ampliar os que estão em desenvolvimento. “São programas e ações que colocam Jaboatão como referência para outros municípios e nós nos colocamos à disposição para contribuir, porque uma ideia boa não pode ficar restrita a um grupo da população. Tem que ser levada a outros locais e beneficiar outras comunidades.”

A entidade que representa o setor do comércio do estado, Fecomércio, encaminhou uma carta à ONU onde recomenda que o município seja premiado devido ao programa de cursos em parceria com Senac, que capacita mulheres, intitulado Espaço Mulher Empreendedora.

Veja também!

>>>Atlético-MG vira em 5 minutos, bate o Bahia e conquista o bi do Brasileirão

>>>Ministério da Saúde confirma novos casos da Ômicron no Brasil

>>>Presidente regulamenta auxílio-gás e Programa Alimenta Brasil

Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube

Recomendado para você

Comentários