22/01/2021 14:17:00 - Atualizado em 22/01/2021 15:34:00

Governo de São Paulo endurece restrições aos finais de semana e feriados

Redação/RedeTV! com Agência Brasil

Capital e Grande SP retornarão para a fase laranja

(Foto: Divulgação/Governo de São Paulo)

Em coletiva de imprensa nesta sexta-feira (22), realizada no Palácio dos Bandeirantes, o governador de São Paulo, João Doria, anunciou que todo o estado entrará na fase vermelha do Plano SP aos finais de semana e feriados em razão da alta de casos, internações e óbitos por Covid-19 nos últimos dias. A quarentena deve durar, pelo menos, até o dia 7 de fevereiro.

Aos sábados, domingos, feriados e após as 20h nos dias úteis, só poderão funcionar os serviços considerados essenciais das áreas de logística, saúde, segurança e abastecimento. O restante das atividades econômicas, tal como o comércio, terá que ser fechado nesses dias e horários. 

A quarentena já vale para o feriado do dia 25 de janeiro, aniversário da cidade de São Paulo. 

Segundo dados do governo estadual, São Paulo registra aumento de 42% no número de novos casos e de 39% de óbitos de Covid-19 em vinte e um dias de janeiro, em comparação ao mesmo período de dezembro.

A taxas de ocupação já saltaram nove pontos percentuais  – de 61,8% para 70,8% – e mais de quatro pontos percentuais na Grande São Paulo, onde passaram de 66,9% para 71,5%.

A ideia é que todo o Estado de São Paulo fique na fase vermelha do plano de flexibilização aos finais de semana e feriados. Nos dias úteis, as restrições passariam a valer no período das 20h às 06h. Com isso, apenas serviços essenciais estariam autorizados a funcionar nesses dias e horários. A Capital e a Grande SP devem regredir para a fase laranja do plano, na qual bares não podem operar.

A cidade de Marília, que já estava na fase vermelha desde a última atualização do Plano SP, no dia 15 de janeiro, permanece nessa faixa. Outras cidades também passam a estarem na fase vermelha em tempo integral.

O governo também comunicou o adiamento do início das aulas da rede estadual, previsto para ocorrer no dia 1º de fevereiro. Também foi suspensa a obrigatoriedade do retorno presencial dos alunos de todas as escolas do estado durante as fases laranja e vermelha da quarenta. 

Veja também!

>>> Vacinas da Índia devem chegar no fim da tarde desta sexta ao Rio

>>> Bolsonaro rebate críticas sobre diplomacia no Brasil

>>> Manaus aguarda definição de grupos prioritários para retomar vacinação

Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube

Recomendado para você

Comentários