21/09/2018 07:33:00 - Atualizado em 21/09/2018 07:55:00

Governo de Roraima anuncia acordo com Venezuela para a repatriação de imigrantes

Redação/RedeTV!


Suely Campos, governadora de Roraima, se reuniou com Nicolás Maduro em Caracas nessa quinta (20) - (Elinaldo Santos/Secom/Divulgação)

Em encontro realizado na capital venezuelana nessa quinta-feira (20), a governadora de Roraima, Suely Campos (PP), fechou um acordo com o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, para ajudá-lo a repatriar imigrantes para o país. 

Segundo o acordo, o estado fica responsável por disponibilizar alguns ônibus para levar os venezuelanos até a cidade de Pacaraima, que fica na fronteira. Então, eles seguirão viagem sob os cuidados do programa de “Volta à Pátria”, iniciativa do governo de Maduro para trazer os venezuelanos de volta ao seu país de origem.

"Com essa parceria, nós vamos oferecer o transporte até a fronteira para levar aqueles venezuelanos que queiram voltar ao país. Da fronteira em diante será com o governo da Venezuela. Na semana que vem já vamos implementar a primeira saída deles", disse Suely sobre o programa que, a princípio, deve começar com a repatriação de cerca de 100 venezuelanos voltando ao país.

O Consulado da Venezuela em Roraima acompará todo o processo, realizando listas com nomes de imigrantes que desejarem ser repatriados. No início de setembro, um grupo de cerca 100 de imigrantes já havia deixado a capital do estado Boa Vista e retornou à Venezuela em alguns ônibus fretados por Maduro.

O governo de Roraima ficou satisfeita com a iniciativa do presidente venezuelano, dizendo que o apoio na repatriação de venezuelanos foi uma "solução encontrada entre ambas as partes para minimizar os impactos da imigração nos serviços públicos do estado".

Maduro se manifestou sobre a reunião por meio do Twitter, dizendo que a reunião com Suely havia sido "produtiva" e que os dois haviam chegado a acordos importantes.

A reunião entre a governadora do estado e o líder-ditador venezuelano foi intermediada pelo Consulado da Venezuela em Roraima. Suely viajou com uma comitiva de Boa Vista a Caracas em um avião do governo da Venezuela e toda a viagem oficial foi bancada pelo país vizinho, de acordo com a Secretaria de Comunicação do estado (SECOM).

Suely Campos retornou a Boa Vista por volta de 20h15 desta quinta e retornou ao cargo, que havia ficado nas mão da desembargadora Elaine Bianchi, presidente do Tribunal de Justiça de Roraima. A viagem da governadora foi publicada no Diário Oficial em mensagem governamental enviada para a Assembleia Legislativa.

Transferência de 500 venezuelanos para outros estados

Suely Campos enviou recentemente ao Supremo Tribunal Federal (STF) uma proposta de acordo para resolver o impasse com a União sobre a crise migratória causada pela entrada de venezuelanos no estado. Nessa manifestação, o governo propõe a transferência de cerca de 500 pessoas por dia para outros estados.

A governadora ainda sugeriu que todos os municípios e estados que acolham imigrantes recebam uma ajuda financeira por dois anos (ou até durar a crise migratória).

Na proposta, Roraima insiste que o governo federal repasse aos estados os valores referentes a gastos com saúde e educação aos venezuelanos, além da criação de um programa para abrigar imigrantes que estejam em situação de rua.

Recomendado para você

Comentários