18/07/2016 21:15:00 - Atualizado em 19/07/2016 16:26:00

Foto de moradora de rua dormindo perto de mural da Olimpíada gera reflexões na web

Gabrielle Bertoni/Redação RedeTV!

(Foto: Reprodução/Facebook/Felipe Barcellos)

O fotógrafo Felipe Barcellos compartilhou uma foto em seu Facebook, na última sexta-feira (15), que mostra uma moradora de rua dormindo em frente ao túnel que liga Copacabana a Botafogo, no Rio de Janeiro. O local está pintado com o tema das Olimpíadas, que diz: "Um mundo novo", e o registro provocou discussão nas redes sociais sobre o contraste social da situação.

A imagem foi compartilhada mais de 18 mil vezes e centenas de pessoas parabenizaram o carioca pelo clique, que, segundo ele "foi importante para a discussão sobre o suposto legado social sustentável das Olimpíadas".

Felipe conta que estava passando pelo bairro do Botafogo e, ao ver a senhora deitada ali, resolveu descer para saber a sua história. "Ela não quis conversar, só dormia", disse o fotógrafo em entrevista ao Portal da RedeTV!. Mesmo assim, ele viu uma oportunidade de mostrar a situação que estava ali. "Achei gritante o contraste entre a situação dela e a pujança da decoração Olímpica, junto com o slogan, clamando por um "novo mundo", em inglês e português", afirma.

 De acordo com ele, naquele local estavam pessoas em situação de rua, removidas pela prefeitura em processo de "limpeza urbana" para os Jogos Olímpicos que acontecerão em agosto.

Ao ser questionado sobre a principal mensagem que a imagem traz, Felipe desabafa: "As pessoas não estão nas ruas por serem 'preguiçosas' ou 'loucas'. Existe uma história de vida por trás de cada uma delas, mas nos acostumamos a ignorar a presença. Os chamo de 'gente invisível'". Ele ainda alerta: "O carioca vê essas pessoas como parte da paisagem e não se questiona sobre como pode ajudar. 'Rio2016' era uma boa oportunidade para melhorar as condições de existência dessas pessoas, mas elas foram tratadas como um incômodo, algo a ser removido."

Internautas postaram comentários com críticas aos Jogos Olímpicos, dizendo, também, que a imagem "retrata a infeliz realidade do Brasil". Outros, ainda, elogiaram o trabalho de Felipe, dizendo que a foto merecia um prêmio.

Apesar da veracidade da imagem, o fotógrafo contou que foi atacado por muitas pessoas que questionaram se a foto era real - e não uma montagem. "Porém, a grande maioria apoiou e levou adiante a reflexão sobre a ausência de legado social e ambiental no #Rio2016, apesar de tanto dinheiro investido na maquiagem estética do Rio de Janeiro", conta.

Felipe, que é diretor de cena, roteirista e professor no IED Rio, ainda postou um vídeo da cena para negar as acusações que recebeu sobre a foto: 

Com a hashtag #BusStopTales, Felipe divulga diversas fotos que ele tira de todo tipo de manifestações urbanas e as compartilha em sua conta no Instagram.

Recomendado para você

Comentários