08/03/2017 07:00:00 - Atualizado em 08/03/2017 07:02:00

Estudo aponta agressão contra uma a cada três brasileiras no último ano

Redação/RedeTV!

No Dia Internacional da Mulher, o levantamento “Visível e Invisível: a Vitimização de Mulheres no Brasil”, realizada pelo Instituto Datafolha a pedido do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, alerta para uma realizada ainda preocupante no Brasil.

De acordo com o estudo, um terço das mulheres que participaram da pesquisa disse ter sofrido algum tipo de violência no último ano. Foram entrevistadas brasileiras acima de 16 anos. Ao menos uma a cada três admitiu que foi espancada, xingada, ameaçada, agarrada, perseguida, esfaqueada, empurrada ou chutada nos 12 meses anteriores.

Ao todo, segundo o levantamento, 29% das mulheres participantes disseram ter sofrido violência física, verbal ou psicológica no período.

O Datafolha concluiu que 503 mulheres sofreram agressões físicas a cada hora no país e que 66% testemunharam violência física ou verbal.

A pesquisa apontou ainda que o autor da agressão é conhecido da vítima em 61% das vezes e, na maioria dos casos (43%), a violência acontece dentro de casa. 

Na rua, são 39% das agressões relatadas pelas entrevistadas. O local de trabalho e a balada foram menos citados (5% cada), se observado o número total de participantes. Porém, entre as mulheres mais jovens (16 a 24 anos), as agressões nesses locais somou 45%.

Recomendado para você

Comentários