23/04/2015 17:30:00 - Atualizado em 23/04/2015 17:34:00

Estudantes relatam novos casos de assédio e estupro na USP

Redação RedeTV!
Denúncia veio de alunas da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (Fotos: Marcos Santos/USP)

Estudantes da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo (USP) divulgaram novas acusações de estupros e abusos dentro da instituição. A denúncia veio do Coletivo Feminista Maria Sem Vergonha EACH-USP, onde relatam as acusações.

"Recentemente houve um caso de machismo no qual um estudante tirou foto da bunda de uma colega na sala de aula sem o consentimento dela. Como este tipo de comportamento parece estar naturalizado, muitas pessoas não viram machismo no episódio. Achamos que o melhor meio de explicar essas questões seja mostrar como esse caso se relaciona à um cenário maior da nossa sociedade."

De acordo com o Coletivo, apesar de muitas vezes esse tipo de atitude ser vista apenas como uma brincadeira, o machismo está enraizado nos costumes das sociedade.

A postagem descreve outro relato de estudantes, que relataram ter sofrido abusos de um mesmo estudante da EACH. "O sujeito se mostrava amigo e conquista a confiança das mulheres. As vítimas por muito tempo permaneceram caladas, por acharem que estavam sozinhas, por se culparem e por acharem que aquilo tinha sido um caso isolado. Demoraram pra reconhecer para si mesmas que tinham sofrido abuso sexual por uma pessoa que um dia consideraram amigo."

A professora Heloísa Buarque, cientista social e antropóloga que dá aulas na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, vai realizar uma reunião nesta quinta-feira (23), às 18h, no Anfiteatro do 2º andar da FMUSP, para que as pessoas se mobilizem em defesa das vítimas de abusos e estupros.

Recomendado para você

Comentários